1999 – Em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará, o projeto teve como proposta divulgar os objetivos, serviços e atendimentos do Ministério Público, de colaborar na conscientização e esclarecimentos acerca dos direitos e garantias pessoais e coletivos, bem como realizar pesquisas de opinião pública. Direcionado para comunidades carentes de Belém.

Foram criados textos abordando questões do cotidiano da realidade dos bairros de Belém, com quadros para teatro e teatro de bonecos, retratando situações que enfocavam saneamento básico, saúde, educação, meio ambiente, violência doméstica, abandono de crianças e adolescentes, direito do consumidor, cidadania, direitos humanos, atribuições do Ministério Público e do promotor de Justiça.

Foram atendidas aproximadamente 1.800 pessoas.

2004 – Projeto aprovado em edital nacional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES em parceria com a Ação Social do Governo do Estado do Pará, Secretaria Especial de Trabalho e Promoção Social – SETEPS (hoje SEASTER), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – Centur, Escola de Música da Universidade Federal do Pará e Associação Amigos da Música.

O objetivo era o de oportunizar vivências em arte, educação e cultura para crianças e jovens em situação de risco social, na faixa etária de 10 a 20 anos, numa perspectiva de exercício da cidadania com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Foram realizadas oficinas de artes em pintura mural, confecção de instrumentos de percussão e brinquedos de miriti, teatro e teatro de bonecos, flauta e danças folclóricas. Atendemos diretamente 452 crianças e jovens, e aproximadamente 4.700 pessoas em atividades de cultura e lazer.

2005 – Projeto aprovado em edital nacional do Ministério da Educação – MEC, em parceria com CEDECA/EMAÚS – Centro de defesa da Criança e do Adolescente do Pará, a Universidade Federal do Pará – UFPA e a Rede TXAI de jovens protagonistas, com objetivo de capacitar 63 jovens monitores, alunos de escolas públicas de Belém, para discussão e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Buscou-se a valorização do protagonismo juvenil: os alunos, orientados por profissionais da área de Comunicação, produziram materiais educativos como CD de radionovelas e músicas (1.000), Jornal (10.000) e vídeo (1.000), que foram distribuídos gratuitamente a escolas e instituições da rede de proteção à infância e adolescência.

Materiais Produzidos

– CD Informarte – Músicas e Radionovelas

– Vídeo “Fragmentos da vida real – Violência sexual”

– Jornal “O Informante”:

2004, 2005, 2006 – Campanha de divulgação do Desafio SEBRAE, destinado aos estudantes do ensino superior, tendo como formato um jogo virtual (Desafio Sebrae) que anualmente envolve milhares de estudantes universitários em todo o Brasil.

Para divulgação deste jogo nas universidades públicas e particulares foram criados textos teatrais de aproximadamente 10 minutos de duração, no qual foram repassados informações gerais sobre o Desafio SEBRAE, período e local de inscrição. As esquetes teatrais foram apresentadas em salas de aulas, cantinas e auditório.

Nos dois últimos anos foi realizada uma pesquisa sobre a metodologia utilizada pela entidade neste trabalho.

2007, 2008 – Projeto aprovado em edital nacional do Programa Petrobrás Fome Zero, da Petrobras, com o objetivo de difundir uma cultura de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Foi utilizada a tecnologia social certificada de Radionovelas Educativas, em parceria com o Sistema de Garantia de Direito de Belém, na perspectiva do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Trabalhou-se com a formação dos agentes sociais na questão do enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, cujos resultados foram:

Capacitação de 110 agentes do sistema de Garantia de Direito;
Capacitação de 700 agentes na rodada de multiplicação;
Produção de 01 guia pedagógico:

Produção de 01 livro com a sistematização dos resultados;
CD com 04 músicas, 24 spots e 06 radionovelas:

O projeto foi indicado pela Petrobras e obteve o Prêmio TOP SOCIAL 2008 da ADVB – Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

O projeto também foi aprovado para sua continuidade de execução em 2008 e 2009.

 

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