2018 – Campanha realizada para a Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), com o objetivo de promover campanha educativa no Estado do Pará para informar a população sobre a chegada da TV Digital e o desligamento do sinal analógico, bem como estimular o agendamento, a retirada e instalação de kit digital e informar sobre práticas adequadas para o descarte do lixo eletrônico.

A Seja Digital é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Para auxiliar nessa missão, a Rádio Margarida foi contratada para realizar diversas ações, através do método da Educação Popular:

Campanha Educativa direcionada aos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Isabel, Santa Bárbara, Bujaru e Santo Antônio do Tauá, no Estado do Pará. A campanha incluiu Caravana nas Escolas (28 só em Belém), Bate-papo e Caravana nos Municípios. Nessas localidades foram realizadas apresentação artística, mobilização, articulação, panfletagem e divulgação educativas.
Produção de materiais de comunicação social (jingle, spot e vídeos) com linguagem artística acessível direcionados à população.

Materiais Produzidos


Áudio
– Jingles
– Spot

Vídeos
– Vídeo Seja Digital, com Epaminondas Gustavo

– Vídeo-registro

Campanha realizada em parceria com a Biopalma, voltada para os seus funcionários, com o intuito de alertar e prevenir acidentes dentro e fora da empresa, orientando todos sobre a importância de obedecer às leis vigentes para o tráfego seguro.

Para esta sensibilização, foram utilizados elementos lúdicos através da apresentação artística de teatro. A programação contou com discurso do gerente da empresa, que falou sobre a importância da campanha. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre as leis e comportamentos adequados no tráfego dentro e fora da instituição. Ao término do vídeo, a Rádio Margarida apresentou o espetáculo teatral “Sua atitude salva vidas”, sobre educação no trânsito.

O Projeto Vento Norte, desenvolvido pela ONG Rádio Margarida, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), foi lançado no dia 19 fevereiro, durante a primeira assembleia do ano de 2014 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Na ocasião estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB/PA), Instituto Universidade Popular (Unipop), Escola de Conselhos do Pará, Associação de Conselheiros Tutelares, além de outras instituições que fazem parte do Conselho.

O objetivo do projeto é a produção de materiais educativos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e a replicação desse material por meio de tecnologias de comunicação. Entre os temas abordados estão o enfrentamento da violência sexual e do trabalho infantil, além do direito ao esporte, à educação, dentre outros. A meta é oportunizar esses materiais, em áudio, vídeo, CD-ROM e cartilhas, para os atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), especialmente conselheiros tutelares atuantes na região norte do país. No entanto, o material também alcançará radialistas, apresentadores de TV, usuários da internet e a sociedade em geral.

O projeto se baseia nas questões sociais estruturais e as desigualdades regionais, raciais, étnicas e de gênero, assim como situações de ameaça e violação dos direitos da criança e do adolescente. De acordo com o UNICEFA, o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, em 2006, o nível de pobreza das crianças e adolescentes era de cerca de 50% para o Brasil, na Amazônia esse percentual era de 61%, no entanto em alguns estados da região esse percentual foi superior a 65%. Segundo estimativas da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, 6,6 milhões de crianças brasileiras são vítimas anualmente de alguma forma de violência doméstica. Pelo menos 5,1 milhões de meninos e meninas perdem sua infância trabalhando em alguma atividade.

Nesse sentido, o projeto Vento Norte vem disponibilizar o material educativo, com base no método de educação popular, a partir de tecnologia social, em diferentes formatos de mídia, de maneira bastante sintetizada, possibilitando aos agentes trabalharem os materiais em regiões carentes de infraestruturas e recursos técnicos. Ao todo, serão distribuídos 15 mil kits com os materiais educativos para os conselheiros tutelares e conselheiros de direitos de mais de 5.500 municípios de todo o Brasil.

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