2008 – Projeto realizado em parceria com a SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda do Pará, com objetivo de informar estudantes, professores e sociedade em geral sobre a função socioeconômica do tributo, com ênfase na importância do cupom e da nota fiscal; sobre a responsabilidade fiscal e sobre como os impostos retornam, na forma de obras e serviços, ao estado e ao município.

As estratégias utilizadas para a popularização do projeto de educação fiscal foram as linguagens artísticas (como teatro, música, radioteatro ambulante) e recursos de comunicação (como vídeos, jingles e spots).

O projeto atuou diretamente em diversas áreas comerciais de Belém e em outros espaços públicos, como Ver-o-Peso e Estação das Docas, incentivando a população a exigir cupom ou nota fiscal.

A ação também foi levada para o Distrito de Mosqueiro, para informar os veranistas sobre os impostos estaduais e sobre as campanhas “ICMS para todos” e “IPVA Cidadão”. Foi realizada apresentação artística de grupo Pará-folclórico com músicos e dançarinos, apresentação de teatro, veiculação de spots e radionovelas. Os locais de apresentação foram praças e orlas das praias.

Na segunda fase do projeto foram visitadas 40 escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, onde os alunos e professores assistiram aos espetáculos, participaram de mostras culturais educativas e vivenciaram práticas de educação fiscal que puderam ter continuidade em sala de aula por meio do kit educativo produzido para o projeto.

Material educativo:

– CD Educação Fiscal para a Cidadania

– Vídeos do DVD Educação Fiscal para a Cidadania

2010 – Continuidade do Projeto aprovado em edital nacional do Programa Petrobrás Fome Zero, da Petrobras, com o objetivo de difundir uma cultura de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Foi utilizada a tecnologia social certificada de Radionovelas Educativas, em parceria com o Sistema de Garantia de Direito de Belém, na perspectiva do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Trabalhou-se com a formação dos agentes sociais na questão do enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente, cujos resultados foram:

Capacitação de 100 agentes do Sistema de Garantia de Direito;
Produção de radionovelas e spots;
Criação de um portal na web em defesa da criança e do adolescente (radiomargarida.org.br);
Produção e veiculação de programa de rádio (veiculação semanal, de julho a dezembro de 2010).

Materiais Educativos

CD duplo Radionovelas Educativas – Volume II: Em Defesa da Criança e do Adolescente

2012 – Campanha realizada em parceria com a Biopalma, voltada para os seus funcionários, com o intuito de alertar e prevenir acidentes dentro e fora da empresa, orientando todos sobre a importância de obedecer às leis vigentes para o tráfego seguro.

Para esta sensibilização, foram utilizados elementos lúdicos através da apresentação artística de teatro. A programação contou com discurso do gerente da empresa, que falou sobre a importância da campanha. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre as leis e comportamentos adequados no tráfego dentro e fora da instituição. Ao término do vídeo, a Rádio Margarida apresentou o espetáculo teatral “Sua atitude salva vidas”, sobre educação no trânsito.

Nº total de beneficiários: 350.

2010/2011/2012 – O projeto Novas Práticas Educativas veio na perspectiva de fortalecimento da política pública de educação adotada pelo Governo do Estado do Pará da época e pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em conjunto com a sociedade civil organizada, no sentido da construção de tecnologias e processos de difusão dos direitos da criança e do adolescente na Amazônia, e no enfrentamento das diversas formas de manifestações de violência contra esse segmento.

O projeto teve três eixos de atuação:
– Formação temática de questões relacionadas à violência contra crianças e adolescentes;
– Produção de tecnologias sociais em áudio, vídeo, fotografia (oficinas);
– Difusão dos materiais produzidos em portal web, emissora de radiodifusão e por meio de guias de orientação.

Coordenação Geral: Carmen Chaves
Coordenação Executiva: Mirian Salomão
Coordenação Executiva na 3ª fase do projeto: Joana Lima

Foram realizadas formações temáticas e oficinas (de Fotografia, de Rádio e de Vídeo) em escolas públicas da rede estadual de ensino. As formações temáticas abordaram os seguintes temas:
– Violência Sexual (ministrada pela assistente social Karina Faria);
– Meio Ambiente (ministrada pelo professor Glauco de Araújo);
– Drogas (ministrada pelo escritor Preto Michel);
– Preservação do Patrimônio Público (também ministrada pelo escritor Preto Michel).

1ª Fase do projeto
– Escolas contempladas: Escola Estadual Mário Barbosa e a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle.
– Oficineiros: Nailana Thiely (Fotografia), Alexandre Almeida (Rádio) e Roger Elarrat (Vídeo).

2ª Fase do projeto
– Escola contemplada: Escola Estadual Palmira Gabriel
– Oficineiros: Laércio Esteves (Fotografia), Alexandre Almeida (Rádio) e Célia Maracajá (Vídeo).

3ª Fase do projeto
– Escola contemplada: Escola Estadual Magalhães Barata
– Oficineiros: Laércio Esteves (Fotografia), Ângelo Madson (Rádio) e José Arnaud (Vídeo).

O projeto resultou na exposição dos produtos desenvolvidos pelos alunos nas escolas contempladas, bem como no apoio para a criação de rádios nessas escolas. Também foi produzido um kit educativo com cartilha, vídeos educativos e videoaulas que foi entregue para a SEDUC para distribuição nas escolas públicas do Estado do Pará.

Materiais Produzidos

Vídeos:

Cara a Cara com a Jô – Meio Ambiente e Juventude

Cara a Cara com a Jô – Protagonismo Juvenil

Videoaulas:

Programa Conectados – Bullying

Programa Conectados – Cidadania na Escola

Programa Conectados – Drogas

Programa Conectados – Sexualidade

Programa Conectados – Violência Urbana

Projeto realizado em parceria a Escola Estadual Ramiro Olavo e realização do Instituto Camargo Corrêa. Teve como objetivo difundir a cultura de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, nos bairros do entorno da obra da Avenida João Paulo II: Castanheira (Belém) e Guanabara (Ananindeua), que são os bairros que mais sofreram influências das obras.

Buscou-se trabalhar a aprendizagem nas linguagem de áudio, vídeo e teatro, vivenciada por adolescentes e jovens, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, fortalecendo a rede de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Os módulos vivenciados pelos jovens foram:

Oficinas temáticas sobre o enfrentamento da violência sexual;
Oficina de linguagens em arte (teatro) e comunicação (rádio e vídeo);
Multiplicação de conteúdos – Os alunos foram em outros lugares mostrar o resultado das oficinas, como praças e outras escolas.
Também foi realizado Seminário sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com professores, agentes sociais e lideranças comunitárias, com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento desse tipo de violência. Além disso, foram realizadas ações direcionadas para o público em geral, como ato-show.

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