De 1994 a 2005 – Projeto de extensão universitária, realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA, com o objetivo de desenvolver um método de educação popular, com adoção de diversas linguagens artísticas e meios de comunicação, tais como: teatro, teatro de bonecos, palhaço, música, artes plásticas, rádio teatro ambulante, rádio transmissão, vídeo, entre outros, utilizando os veículos de comunicação populares e radiodifusão convencional.

Nesse período, o projeto foi responsável por três turmas de estágio universitário curricular do curso de Serviço Social, sendo duas delas orientadas com base na metodologia de educação popular das linguagens artísticas e meios de comunicação social. Além disso, houve uma turma extracurricular aberta ao curso de Comunicação Social e Serviço Social.

Foram capacitados 32 alunos em estágio curricular e 30 alunos em estágio extracurricular; produzidos 19 trabalhos de conclusão de curso, sendo 14 a partir da metodologia e temáticas de interface com o projeto Rádio Ação: linguagens artísticas e meios de comunicação social.

995, 1997, 1997, 2000 – Em parceria com o DETRAN-PA e o Grupo Especial de Trabalho para Redução de Acidentes de Trânsito – GETRAT foram desenvolvidas diversas ações educativas de prevenção a acidentes de trânsito. Indo ao encontro de milhares de pessoas em diversas localidades (praias, escolas, praças, ruas, estradas), foram levadas mensagens educativas, apresentações artísticas de teatro e teatro de bonecos com grandes bonecões, simbolizando guardas de trânsito acompanhados da cobra-grande e do folclore paraense.

Julho/1993 – Belém, Mosqueiro e Salinópolis – Campanha de Verão.

Setembro/1993 – Belém – Semana do Trânsito (1.050 crianças de 07 a 12 anos de escolas do Ensino Fundamental).

Setembro/1995 e 1997 – Belém – Semana do Trânsito (visitas a escolas do Ensino Fundamental).

Julho/1999 – Belém, Salinópolis e Bragança – Campanha de Verão;

Janeiro e fevereiro/2000 – Belém – Programa Pacto Pela Vida no Trânsito e durante o ano de 2000 vários eventos comemorativos, como o aniversário da Polícia Rodoviária, passeios ciclísticos e outros.

2003 – Campanha de Educação no Trânsito – Trabalhamos nos balneários de Salinas e Mosqueiro, onde a temática abordada foi Educação de Trânsito. Como elemento cenográfico, o carro-som Trio Elétrico Beija-Flor foi transformado numa grande barca, pois na região do Estado do Pará um dos meios de transporte muito usado pela maioria da população é o barco. O objetivo era criar um elemento de identificação cenográfica com os veranistas, e a partir daí chamar atenção da população para questões relevantes no trânsito. Como forma de divulgação e valorização da cultura local, a ênfase foi para as músicas e danças regionais como siriá, lundu, xote, carimbó, entre outros, através do grupo Pará Folclórico Filhos da Terra.

1996, 1997 e 1998 – Projeto realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência – UNICEF e Universidade Federal do Pará – UFPA. Nas suas duas edições (Juventudo I e II), o objetivo era o de promover atividades de cultura, esporte e lazer como meio educativo junto a crianças e principalmente adolescentes em 21 bairros de Belém, realizando gincanas educativas com ato show, onde exibíamos vídeos educativos colocando em diálogo o Estatuto da Criança e do Adolescente, drogas, violência e demais questões sociais. O projeto configurou-se num esforço de ações conjuntas para atuar contra a violência urbana e a ausência de opções a que estão submetidos jovens e adolescentes desta cidade.

Foram atendidos 13.174 jovens no Juventudo I e 12.210 jovens no Juventudo II.

1996 – Projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, responsável pela implantação do Programa de Saúde e Higiene Bucal, com o objetivo de colaborar para a prática de hábitos de saúde e higiene bucal, por meio das linguagens artísticas e meios de comunicação social, incentivando e orientando a escovação dental.

Uma lona de circo com palhaços, teatro, teatro de bonecos, vídeos educativos, mímica, performances e músicas com personagens relacionados com o tema em questão (Dona Molar, Dentinho, Canino, Cárie e Tártaro), sensibilizavam e informavam ao público de crianças e adolescentes.

O programa atendeu a população de baixa renda de 28 bairros periféricos da cidade. No período de execução do programa, de maio a dezembro, foram atendidas 38.591 pessoas.

1998 e 1999 – Projeto de capacitação profissional para rádio e TV, em parceria com a Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária – AAPCS, a Secretaria Especial de Trabalho e Promoção Social – SETEPS e a Universidade Federal do Pará – UFPA.

Teve por objetivo capacitar jovens oriundos de famílias de baixa renda de Belém, para a área técnica de vídeo e TV, possibilitando acesso a trabalho e geração de renda.

Também como objeto do projeto abordavam-se informações temáticas do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram capacitados 31 jovens, em um curso com uma carga horária de 720 horas.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.