No Dia Internacional da Amizade, 20 de julho, a Rádio Margarida completou 31 voltas ao redor do sol. Em mais de três décadas de atuação, a ONG acumula muita história para contar, dezenas de projetos e produções educativas, sempre na luta em defesa dos direitos humanos e socioambientais, especialmente de crianças e adolescentes. Com o método próprio de Educação Popular, a Rádio sensibiliza por meio da arte e, assim, conquista o afeto, a admiração e o respeito por onde passa no território amazônico. Para alcançar mais pessoas, a ONG busca trabalhar com novos projetos e fortalecer sua presença nas redes sociais digitais.

No último ano, a Rádio Margarida trabalhou intensamente em três projetos prioritários: Projeto “Àwúre Ubuntu” (1ª fase) na ilha do Marajó; “Artecidad(e)ania – Web em Movimento”, nos bairros do Jurunas e Barreiro, em Belém; e Projeto “A cultura do Círio em Belém do Pará”, nas ruas da capital paraense. Além desses, a RM também realizou campanhas relacionadas ao 18 de maio, de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil, juntamente a sua atuação como membro do Fórum DCA e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA).

Atualmente, segundo o coordenador de captação e fundador da ONG, Osmar Pancera, o projeto Àwúre segue em 2022 para a sua segunda fase no Marajó e há outros três projetos em busca do patrocínio de novos parceiros: 1) o Artecidade(a)nia, cuja carta foi renovada em lei estadual de incentivo e pode ser replicado em outros bairros considerados periféricos da Grande Belém; 2) o Jaci que visa a produção de vídeos educativos sobre temáticas relacionadas à infância, também com carta aprovada em lei de incentivo estadual para 2022/2023; e 3) o Rede Margarida, uma rede de produção e compartilhamento de conteúdos sobre direitos socioambientais de crianças e adolescentes.

No âmbito da comunicação, o diretor de criação, José Arnaud, aponta mudanças que buscam fortalecer a produção de conteúdos educativos para disponibilizar nas redes da instituição: portal, Instagram, Facebook e Youtube, plataforma esta que está prestes a alcançar 100 mil inscritos. “Para o futuro, pretendemos ampliar o volume e alcance das nossas ações, propagando para o máximo de pessoas no Brasil nossas produções de forma presencial ou por meio das redes e plataformas digitais”, revela Arnaud.

Retrospectiva do último ano

Projeto Artecidad(e)ania - Por meio do desenvolvimento de um webdocumentário, o projeto oferece visibilidade a 6 artistas que vivem nos bairros do Jurunas e Barreiro, em Belém. Territórios marginalizados, porém com grandes potencialidades artístico-culturais. Além do webdoc, foram ofertadas oficinas de Produção Multimídia, com o objetivo de proporcionar aos jovens desses locais uma formação em vídeo, fotografia e texto, para que construíssem suas próprias narrativas sobre os bairros onde vivem. O patrocínio foi da Equatorial Energia, por meio de lei de incentivo do Governo do Pará.

Projeto Àwúre - Com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes na Ilha do Marajó (PA), as principais ações do projeto foram: a elaboração de um diagnóstico da situação da infância e adolescência de Breves, Melgaço e Curralinho; a realização de formações para agentes do SGD dos municípios beneficiados; oficinas temáticas, de produção multimídia e de teatro voltadas a adolescentes; além da produção de materiais educativos sobre violência sexual, trabalho infantil e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A coordenadora de projetos da Rádio Margarida, Eugênia Melo, conta que “na primeira fase do projeto Àwúre, foram mais de 800 pessoas atendidas nas formações para a juventude e para agentes de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, seminários, reuniões ampliadas, construção dos planos municipais de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes e com o serviço de teleproteção, nos municípios de Breves, Curralinho e Melgaço”.

Projeto Círio 2021 - “A cultura do Círio em Belém do Pará” é o nome do projeto que levou o Margaridinha, nome do micro-ônibus da RM, a percorrer as ruas da capital paraense todo iluminado, levando uma berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, durante os 9 dias que antecederam a grande festa do Círio em Belém. Uma semana em que a arte se entrelaçou à fé, emocionando a população que circulou pela cidade. O patrocínio foi da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e o apoio da Diretoria do Círio de Nazaré.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.