Nesta semana, a Rádio Margarida realiza ações educativas nos municípios de Tucumã e Canaã dos Carajás, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que será no próximo 18 de maio. A programação começou hoje e segue até a sexta (20), e conta com apresentações de espetáculo teatral, blitz lúdica e informativa, caminhada e, em Tucumã, haverá ainda oficina voltada para técnicos de Saúde, Educação e Assistência Social e a posterior construção do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual.

A Rádio Margarida já trabalha há mais de vinte anos com a temática do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, tanto na produção de conteúdos educativos como na realização de atividades em cidades como Parauapebas, Paragominas, no Marajó e nos próprios municípios de Canaã dos Carajás e Tucumã.

Arte-educadores apresentam espetáculo em escola do município de Tucumã.

Para Eugênia Melo, que está coordenando a campanha em Tucumã deste ano, é de extrema importância levar essas ações para o interior do Estado. “Há mais de 15 anos a Rádio Margarida faz parte do Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Dentro do Comitê a gente sempre viu a necessidade de interiorizar essas ações. Precisamos incentivar os municípios para que possam combater a violência sexual não só no 18 de maio, mas também fazer políticas públicas durante o ano inteiro”, ressalta.

Vídeo produzido em 2021 para Tucumã, sobre a prevenção ao abuso sexual de crianças.


Abordagem lúdica

A ONG utiliza uma forma de abordagem própria, que é o Método de Educação Popular, para tratar sobre o assunto e sensibilizar profissionais, crianças, adolescentes e a população em geral. “Essa é uma temática muito delicada, mas precisamos falar disso, sim. E a Rádio Margarida vem justamente de uma maneira lúdica e informativa trabalhar com toda a rede de atendimento a essas crianças e adolescentes, fortalecendo essa rede”, explica Eugênia.

Arte-educadores apresentam espetáculo em escola do município de Tucumã.

Vídeo sobre o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, produzido pela Rádio Margarida em 2021.

Para Adriana Barbosa, Coordenadora do CREAS em Tucumã, essa abordagem permitirá alcançar não apenas as crianças, mas também os próprios atores do Sistema de Garantia de Direitos. “É uma possibilidade das crianças terem esse contato com a temática de forma lúdica, para que elas possam entender o que é a questão do abuso, da exploração sexual, de como se proteger, denunciar. E que até mesmo os atores do Sistema de garantia de Direitos que estarão envolvidos, porque além das escolas, a gente vai ter momento de oficina, onde vamos poder ouvir e agregar mais informações para que possamos ter mais entendimento sobre toda essa temática que é muito complexa”, afirma a coordenadora.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.