Um Lugar Para Todo Mundo (2021) mostra a história de Emílio, uma criança com Síndrome de Down de 3 anos que está prestes a ingressar na escola. O documentário narra os desafios que sua família enfrenta para incluí-lo no sistema educacional dos EUA. Na luta para garantir o direito de Emílio à uma educação inclusiva, sua família conhece histórias pessoais e inspiradoras que denunciam muitas injustiças.

Dados do UNICEF revelam que existem mais de 93 milhões de crianças com deficiência em todo o mundo – quase metade delas não frequenta uma escola. A outra metade que consegue ter acesso a esse direito básico está na luta por uma educação que não as discrimina e as separa das demais crianças. No Brasil segundo o IBGE, 26% das crianças com deficiência estão fora da escola.

O documentário tem acessibilidade completa em português e espanhol (legendas descritivas, audiodescrição e linguagem de sinais) e também tem disponível em versão dublada.

Imagem: Divulgação

Sobre o filme

Duração: 94 minutos (1 hora e 34 minutos).
Classificação indicativa: 12 anos (pode conter cena de nudez e violência)

O documentário está disponível em diversas plataformas e canais, como o YouTube e Google Play (para aluguel e compra) e na GloboPlay (para assinantes). Para ter acesso gratuitamente ao documentário, é possível organizar uma exibição do vídeo através do Videocamp (saiba como). A plataforma oferece as opções de sessão online e presencial, basta fazer um cadastro gratuito.

Imagem: Divulgação

Organizando um debate sobre o documentário

Se você quiser organizar uma roda de conversa ou um debate a partir da exibição do filme, o Videocamp oferece um material de apoio que traz inclusive propostas de perguntas que podem nortear a discussão.

O material também traz textos de apoio sobre pessoas com deficiência, capacitismo, educação inclusiva no Brasil, dados sobre pessoas com deficiência no Brasil, dentre outros.

A plataforma libera o acesso 72 horas antes da exibição, para que o organizador possa assistir antes e se preparar também para a condução do bate-papo.

O material de apoio traz dados e reflexões muito interessantes para educadores, vale à pena conferir, mesmo que você não opte por fazer a exibição do documentário.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.