1995 – Projeto realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência – UNICEF, com objetivo de popularizar o Estatuto da Criança e do Adolescente, motivando crianças e adolescentes através de oficinas de arte-educação.

A execução deste projeto se deu em 4 bairros da Região Metropolitana de Belém (Jurunas, Terra Firme, Sacramenta e Marambaia), com oficinas de teatro, teatro de bonecos e rádio teatro, atendendo diretamente 400 crianças e adolescentes e 2.500 pessoas por meio de ato shows.

1995 e 1996 – Projeto realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência – UNICEF, com o objetivo de divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente por meio de oficinas de arte-educação de papel artesanal, grafismo em cuia, confecção de instrumentos de percussão, teatro de bonecos, danças folclóricas, pintura mural, fotografia artesanal e jogos e dinâmicas de grupo. As oficinas levavam como conteúdo informações sobre o ECA a um público de crianças e jovens de 10 a 17 anos, abordando também os temas: DST-AIDS, gravidez precoce, drogas, violência, educação, direitos humanos e cidadania.

Foram atendidas diretamente pelas oficinas cerca de 650 crianças e adolescentes em 28 oficinas e um público em geral de 2.000 pessoas.

Fotos: Eugênia Melo

2002 – Em parceria com o SESC Pará, divulgamos a inauguração do SESC LER, um espaço destinado à população para realização de várias atividades com crianças e adultos. A divulgação do espaço institucional foi feita nos municípios de Inhamgapi, Salinas e São Francisco do Pará, seguida de várias apresentações artísticas de teatro e teatro de bonecos. O espetáculo artístico “Saber ler é saber viver” destacou a importância da leitura para o cidadão. Participaram nestes eventos aproximadamente 2.000 pessoas.

2000 – Projeto de capacitação profissional para radiodifusão, em parceria com a Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária – AAPCS, Secretaria Especial de Trabalho e Promoção Social – SETEPS e Universidade Federal do Pará – UFPA.

Desenvolveu-se o curso de capacitação para área técnica, operacional e de produção de radiodifusão. Com divulgação realizada em escolas, centros comunitários, associação de moradores, ONGs e feiras livres de vários bairros, o curso despertou o interesse de aproximadamente 200 inscritos concorrendo para as 25 vagas.

O resultado final alcançado foi a produção de vários programas radiofônicos com ensaios e experimentações diversificadas, incluindo as linguagens artísticas e os meios de comunicação.

2001 e 2002 – Projeto realizado em parceria com a Secretaria Especial de Estado de Proteção Social do Pará (hoje denominada SEASTER) e Secretaria Executiva de Saúde Pública do Estado do Pará – SESPA, órgãos responsáveis pela implantação do Programa de Proteção Materno-infantil com o objetivo de reverter a mortalidade de mulheres grávidas e de crianças de 0 a 5 anos desnutridas.

A Rádio Margarida participou da mobilização, divulgação e informação nos municípios e nas comunidades atendidas sobre as atividades do programa. Foram realizadas atividades de rádio-teatro ambulante, apresentação artística de teatro e teatro de bonecos, cinema popular, ato-show, reunião com a comunidade local e produção de vídeos.

Os municípios trabalhados foram: Ananindeua, Santa Bárbara, Vigia e Santo Antônio do Tauá.

As atividades alcançaram um público de aproximadamente 15.510 pessoas.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.