2008/2009/2010/2011– Projeto desenhado em parceria com a Childhood – Brasil (World Childhood Foundation – WCF), com objetivo de difundir uma cultura de enfrentamento à violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes e de prevenção ao trabalho infantil.
No primeiro ano do projeto foi produzido um kit educativo, com tecnologias de informação e comunicação audiovisuais para distribuição e acesso gratuito destas tecnologias a agentes sociais do Sistema de Garantia de Direitos – SGD e agentes de comunicação, na Região Metropolitana de Belém e Estado do Pará. O kit inclui vídeos, videoaulas, radionovelas e spots. Confira o material educativo:
– CD Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com radionovelas e spots.
– Vídeos da Série Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes:
Tráfico de Adolescentes p/ Exploração Sexual
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Perigos na Internet
Pedofilia: Uma Doença
Abuso Sexual Extrafamiliar
Abuso Intrafamiliar – Quando o Silêncio Fala
Lançamento do Portal Rádio Margarida
Nos anos seguintes, o objetivo foi a criação de um portal interativo, para abrigar todas as produções da Rádio Margarida, na perspectiva de divulgação e cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lançamento do Portal radiomargarida.org.br, em 2011.
Edição em Juruti
Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Juruti-PA, a Rádio Margarida promoveu uma formação para profissionais das secretarias municipais e agentes da Rede de Proteção da Infância, objetivando a elaboração do Plano Decenal para Combate à Violência contra Criança e Adolescente no Município de Juruti.
A metodologia utilizada neste encontro teve início com exposição do Plano Decenal Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual de Crianças e Adolescentes de Juruti, elaborado a partir de encontros anteriores. Foi dada ênfase às demandas sociais do município em virtude do seu crescimento populacional acelerado, resultado dos macro-empreendimentos implementados na região. Outro aspecto bastante importante foi o levantamento de um calendário cultural de cada segmento social e formas possíveis de se realizar campanhas informativas, sendo a linguagem artística o elemento de sensibilização e mobilização.
O resultado obtido foi a elaboração de campanhas intersetoriais para combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
O período de realização foi de 11 a 12 de dezembro de 2010.