2004 – Realização da Semana do Meio Ambiente na Serra dos Carajás
Campanha educativa, cujo objetivo era o de sensibilizar a população de Carajás, bem como os funcionários das mineradoras, para que os lixos e resíduos fossem tratados de maneira adequada, com aproveitamento dos materiais inorgânicos e preparação para reciclagem, com implantação da coleta seletiva.

Outros elementos trabalhados foram a redução do lixo urbano e a coleta seletiva e descentralizada, com reciclagem de materiais reaproveitáveis, oportunizando a geração de renda e empregos.

A Rádio Margarida promoveu educação ambiental através de linguagens artísticas e meios de comunicação, tais como:
– 01 oficina educativa (com 18 participantes);
– visitas domiciliares (624 domicílios);
– 15 apresentações de teatro (com 4.550 expectadores);
– 02 jogos e gincanas (com 550 alunos); e
– 03 abordagens interativas (com 1500 pessoas).

Para a sensibilização da população em geral foram utilizados espetáculos de teatro e teatro de bonecos.

2006, 2007 – Sensibilização de funcionários dos diversos setores da Companhia Vale do Rio Doce, na Serra dos Carajás-PA, acerca do meio ambiente, com foco no desperdício de água, luz e redução de lixo.

Nesta ação foi utilizada a linguagem artística de teatro, com apresentação de uma peça teatral, que teve como ponto central personagens do cotidiano de cada setor da empresa. Através de cenas que simulavam atividades rotineiras, foram demonstradas consequências das atitudes irresponsáveis em relação ao meio ambiente.

As apresentações foram realizadas nos seguintes setores: administrativos, refeitório, fábrica, oficinas e área de lazer. A mobilização, chamando para a ação, foi feita em cada setor, de sala em sala. Posteriormente, foi apresentada num ponto central a peça de teatro.

2006 – Foram realizadas 3 oficinas, objetivando a formação de um Coletivo de Educadores Ambientais de Munguba (vila industrial do distrito de Monte Dourado, município de Almeirim-PA). Buscou-se o envolvimento gradual, direto ou indireto, da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais e toda a população em geral) no sentido da construção de um conjunto de ações educativas que façam a comunidade se envolver com os processos da coleta seletiva e a reciclagem do lixo.

Nas oficinas, os conteúdos tiveram como base conceitual a “Carta da Terra”, “Agenda 21 na escola e seus instrumentos de Educomunicação”, e ainda “Os Sete saberes necessários à educação do futuro” proposta pelo pensador Edgar Morrin.

Na primeira oficina o tema trabalhado foi consumo sustentável, tendo como instrumental de abordagem a dinâmica interativa, que possibilitou a integração e sensibilização do público para a necessidade do fortalecimento do projeto de Educação Ambiental na escola, seguida da leitura conjunta de texto e debate dos pontos relevantes.

Na segunda oficina o tema desenvolvido foi coleta seletiva, com visita nos espaços da escola reservados para a seleção do lixo. Foram realizadas dinâmicas para memorização das cores associadas aos tipos de resíduos.

Na terceira, os eixos temáticos foram coleta seletiva e educomunicação, com ênfase na compreensão dos conceitos e ideias relacionados à coleta seletiva; reciclagem do lixo; instrumentos de educomunicação; definição de pauta para ser apresentada na rádio local; fortalecimento do projeto de Educação Ambiental na escola; e a sensibilização para adoção de novas práticas de uso e descarte dos resíduos. Como atividade final da oficina foi realizada uma caminhada, que teve a participação da comunidade, na qual foram transmitidas informações sobre coleta seletiva e reciclagem do lixo.

2007 – No mês de Junho, foram realizadas atividades durante 4 dias no distrito de Monte Dourado (município de Almeirim-PA), com eventos de duração em média de 3 horas, duas vezes por dia. As ações foram realizadas para os funcionários da fábrica, escritório e mina da CADAM (produtora de caulim), bem como para funcionários terceirizados.

Como proposta interativa nas escolas, foi realizada uma Gincana Ambiental em dois dias, unificando as escolas de Monte Dourado e Munguba. As atividades artísticas de teatro e teatro de bonecos foram realizadas nas escolas destas duas localidades, e os temas abordados no texto foram preservação e o uso sustentável do meio ambiente. Também foi confeccionado um bonecão para interação com o público e transmissão de mensagens educativas.

O público alcançado foi estimado em 3.550 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

2006 – Em parceria com a empresa Natura S/A, foi realizado um trabalho educativo com o objetivo de informar sobre a legislação brasileira que trata de patrimônio genético, conhecimento tradicional e repartição de benefícios.

O trabalho foi direcionado especificamente para a Associação “Ver-as-Ervas”, formada por comerciantes de ervas e plantas medicinais do mercado do Ver-o-Peso (Belém-PA) e pelas comunidades rurais produtoras, neste caso a comunidade de Boa Vista do Acará, Estado do Pará.

Primeiramente, foi realizada pesquisa sobre o tema, que envolvia legislação e que, por isso mesmo, precisava ser “traduzida” para uma linguagem mais acessível. Posteriormente, foi feita a produção de textos de teatro e teatro de bonecos e, por fim, a apresentação artística no mercado do Ver-o-Peso para as erveiras e comunidade envolvida.

A iniciativa possibilitou o diálogo e entendimento com a comunidade, para estabelecimento de acordo de repartição de benefícios entre as partes.

Conheça um pouco mais dessa história no artigo “A Natura, Dª. Filó e seu Birico”, publicado na Revista 22, da FGV.

2009 – Ação realizada durante o mês de julho no Distrito de Mosqueiro (Belém-PA), com patrocínio do Banpará – Banco do Estado do Pará. O objetivo foi a sensibilização da população em geral para a questão da preservação ambiental e arborização para um futuro sustentável. As atividades foram feitas por uma equipe de arte-educadores que informava aos veranistas e moradores do Distrito sobre a importância da arborização, e reiteradas pela veiculação de spot e distribuição de mudas de árvores. A campanha contou com a parceria de técnicos da Universidade Federal do Pará e funcionários do banco.

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