1995, 1996 e 2002 – Em parceria com a antiga FNS (Fundação Nacional de Saúde), hoje FUNASA, participamos da Campanha de Combate à Dengue, com apresentações artísticas de teatro, teatro de bonecos, composição de música e paródias musicais, produção de vídeo educativo sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti – Xô Dengue – visitando inúmeros bairros e localidades com alta ocorrência de manifestação de dengue.

O método de comunicação e educação popular, através do teatro de bonecos, teatro e música, abordando elementos sobre o ciclo do mosquito até a transmissão da doença, foi considerado como modelo e em novembro de 1996 fomos convidados a participar da Reunião Macro Regional Norte, Nordeste e Sudeste de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, no Plano Diretor de Erradicação do Aedes Aegypti, promovido pelo Ministério da Saúde / OPAS, o qual tinha o objetivo de criar estratégias para o combate e erradicação da dengue.

Em 2002, a Campanha foi realizada no período de 16 a 23 de novembro nos municípios: Ananindeua (nos conjuntos Geraldo Palmeira e Abelardo Condurú, e nas feiras da Cidade Nova, do Guajará e do PAAR); Santa Bárbara; Santa Izabel; Vigia; Benevides; Marituba e Belém (nas feiras do Jurunas, Guamá, Terra Firme e Entroncamento). Foram realizadas apresentações artísticas de teatro e teatro de bonecos, veiculação de spots e músicas com ênfase nos aspectos preventivos sobre a dengue.

O total de público atendido nas campanhas foi de 6.130 pessoas.

1995, 1997 e 2001 – Com a Secretaria Executiva de Saúde do Estado do Pará e Ministério da Saúde, realizamos a Semana da Campanha de Prevenção e Combate às DST’s / AIDS, onde produzimos textos e músicas para teatro, teatro de bonecos e também um vídeo popular com animação de bonecos e registro do trabalho realizado. Tornando lúdica, atrativa e apimentada – uma abordagem que nem sempre é aceita pelas pessoas –, criamos personagens do vocabulário popular, tais como Pintinho e Dona Perua, em representação das performances teatrais (gente vestida com adereços de cabeça, simbolizando o pinto adolescente e a perua mulher de meia idade já conhecedora das fantasias da vida). Nestes anos de abordagem do tema, percorremos feiras e mercados populares, escolas, praças públicas e locais de concentração da população, alcançando diretamente mais de 2.400 pessoas e, através da cobertura de nosso trabalho pela mídia televisiva e impressa, a outras milhares de pessoas.

2004 – Projeto realizado em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará – SESPA, através da Rede Paraense de Controle ao Câncer. O objetivo era o de criar produtos informativos para mostrar o que é o câncer, os fatores de risco, formas de prevenção, sintomas, tratamento e os tipos mais comuns.

O projeto deu origem ao CD-ROM Educativo “Prevenir o câncer é com todos nós!”, cujo conteúdo inclui textos informativos, figuras, gráficos e um jogo interativo:

D possui conteúdo informativo, com ilustrações e gráficos. Esta é a seção que explica “O que é o câncer”

Tela inicial do jogo interativo “Sabe responder?”

Além do CD, foram produzidos vídeos de conscientização sobre o câncer:

Série “Prevenção ao Câncer”

Três vidas, três histórias

Mistérios da Amazônia

1995, 1996 e 1997 – Projeto realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência – UNICEF, com objetivo de incentivar medidas vitais de saúde, visando reduzir a mortalidade materno-infantil, através dos temas: aleitamento materno, vacinação, pré-natal e desidratação, além de abordar também a prevenção da gravidez precoce.

A execução realizou-se nos balneários de Belém e bairros periféricos da cidade, em forma de campanhas educativas e oficinas de capacitação na linguagem de radiodifusão. Durante os três anos de atividade, o projeto atendeu a um público em geral de 30.200 pessoas, sendo 7.000 em 1995, 10.200 em 1996 e 13.000 em 1997.

2005 e 2007 – Em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará – SESPA e Ministério da Saúde, foi realizado um evento no município de Marituba-PA para o Dia Nacional de Combate à Hanseníase do ano de 2005. Foi elaborado um texto teatral, com apresentação de performances e animação em praça pública, informando dados sobre a prevenção, sintomas e tratamento da hanseníase.

No ano de 2007, em parceria com a Cia. Vale do Rio Doce e a Prefeitura Municipal de Curionópolis-PA, foi realizada mobilização social, apresentações de teatro e teatro de bonecos com sonorização sobre a prevenção e combate à hanseníase. As ações foram direcionadas para a população de Curionópolis, da periferia da cidade e do subdistrito de Serra Pelada-PA. As ações realizadas faziam parte do Projeto Serra Leste, da Cia. Vale do Rio Doce.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.