Gravação de série de vídeos sobre educação fiscal

A ONG Rádio Margarida firmou parceria com a Escola Fazendária - Efaz, da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará - Sefa, para desenvolver um projeto de Educação Fiscal voltado especialmente às comunidades inseridas nos Territórios pela Paz - TerPaz que compreendem sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

O objetivo do projeto é trabalhar com temáticas sobre a relação entre Estado e Sociedade; Função Social do Tributo e Gestão dos Recursos Públicos, conscientizando a população assistida acerca da importância da educação fiscal para a cidadania.

Para isso, serão realizadas ações presenciais, como apresentações de teatro e rodas de conversa, e também produção de materiais educativos, como vídeos, radionovelas e HQ - história em quadrinhos.

“Esses conteúdos produzidos serão utilizados em apresentações artísticas de teatro e teatro de bonecos para a população nas áreas dos Territórios pela Paz”, confirma Osmar Pancera, coordenador de captação de projetos da ONG Rádio Margarida.

Além do público diretamente assistido pelo projeto, a população de forma geral poderá acessar os conteúdos que serão disponibilizados no site e redes sociais da ONG Rádio Margarida e da Secretaria da Fazenda. O projeto está em fase de execução e segue com ações até o final do ano de 2023.

Experiência da ONG em projetos de Educação Fiscal - Ao longo de 30 anos de trabalho, a Rádio Margarida realizou mais de 60 programas, projetos e campanhas educativas, de utilidade pública com relevância socioambiental, artística e cultural. Com relação à Educação Fiscal, a ONG possui experiência, acumulada com projetos anteriores, como: o projeto “Educação Fiscal” (2008), uma campanha educativa realizada em Mosqueiro, em parceria com a SEFA, para estudantes e público sobre a função socioeconômica do tributo e responsabilidade fiscal; o “Projeto Popular de Educação Fiscal” (2008 e 2009) também em parceria com a SEFA, realizado nas praças, mercados, shoppings, escolas e em diversos locais das cidades da Região Metropolitana de Belém, Praias de Mosqueiro e Salinas e cidades do interior do estado do Pará, alcançando um público de milhares de pessoas; e o projeto “Nota Fiscal Cidadã” (2014, 2015 e 2016), realizado em parceria com a SEFA e BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, com objetivo de informar e esclarecer consumidor, estudantes, professores e público em geral sobre as regras do Programa Nota Fiscal Cidadã e a importância de pedir a nota fiscal.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.