Oficina de Multimídia

Linguagem teatral, técnicas de captação audiovisual e direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), essas foram algumas das principais temáticas abordadas, ao longo do mês de setembro, em uma formação e duas oficinas ofertadas pelo projeto Àwúre Ribeirinhos a adolescentes e jovens do município de Curralinho, no Marajó (PA). Ao final, a turma apresentou o resultado das oficinas com a encenação de uma peça teatral, exibição de vídeo, produção de um Rap e uma exposição fotográfica para a comunidade, escolas e praça, que rendeu um convite para expor no Festival do Açaí do município, em novembro, bem como a criação do perfil no instagram @retratos_curralinho, onde alunos e comunidade têm postado fotos da cidade.

As oficinas de Teatro e Multimídia e a formação em Direitos Humanos fazem parte das ações implementadas pelo Projeto Àwúre Ribeirinhos que é fruto de parceria entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com execução no Marajó pela ONG Rádio Margarida e apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Comunicação.

Ao todo, foram 32 adolescentes formados. Segundo a aluna Anna Clara Oliveira, foi uma oportunidade de aprender sobre a técnica jornalística aliada ao aprendizado sobre os próprios direitos. “Eu aprendi várias coisas, principalmente sobre os nossos direitos que eu não fazia a mínima ideia. Além de produção de texto, reportagem, outros formatos de jornalismo, aprendi bastante e agradeço muito a vocês, de verdade!”, relata.

Já a estudante Fabiana da Costa contou que pretende repassar os ensinamentos a outras pessoas. “Todas as semanas foram incríveis! Eu nem sabia que existiam dinâmicas assim em sala de aula. Foi uma descoberta! Agora que a gente sabe sobre os nossos direitos, a gente pode ensinar as outras pessoas. O curso é muito bom e precisa vir mais vezes pra cá. A palavra que define é amor e empatia”, resume.

Karol Barbosa, instrutora da oficina de Multimídia, se surpreendeu com a participação ativa dos alunos e alunas. “Essas três semanas de oficina em Curralinho foram surpreendentes, conseguimos despertar os jovens para um olhar mais atento a cidade e aquilo que os cerca, estimulando as percepções e tornando-as ação”.

Gilson Araújo, instrutor da oficina de Teatro, reiterou que foi um período de muito compartilhamento e troca de vivências. “Foi uma experiência fantástica esse período de convivência e troca de saberes, me enriqueceu muito enquanto ser humano, instrutor de teatro e artista. Poder contribuir no aprimoramento e no desenvolvimento desses alunos-atores, potencializar e até mesmo fazer surgir novos artistas de teatro em nosso estado e especificamente naquela região é de uma satisfação imensurável”.

Oficina de Teatro

O projeto Àwúre segue com as oficinas voltadas para uma nova turma de adolescentes no município de Breves, também no Marajó, ao final de outubro. Além da formação temática e das oficinas de produção Multimídia e de Teatro, a ONG Rádio Margarida produziu uma série de materiais educativos sobre violência sexual, trabalho infantil e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e disponibilizou para agentes que atuam no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes do município.

Sobre o Projeto Àwúre - O Àwúre é um projeto conjunto do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com atuação em diversas regiões do Brasil. Lançado em novembro de 2019, o projeto é um importante espaço aberto para denúncias e fomento de ações que busquem a inclusão social e produtiva, prevenindo a exploração das piores formas de trabalho, em especial o trabalho infantil, a exploração sexual e o trabalho escravo contemporâneo. O objetivo é o fortalecimento das comunidades de maior vulnerabilidade social, como povos originários (indígenas), comunidades tradicionais (quilombolas de terreiros de religiões de matriz africana e ribeirinhas) e comunidades periféricas, especialmente crianças, adolescentes e jovens. Para saber mais sobre o projeto, acesse https://www.awure.com.br/.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.