Desde 24 de fevereiro, data de início da invasão das tropas russas, A ONU informa que já são 1,2 mil vítimas civis na Ucrânia. Desse total, 38 crianças foram mortas e 71 feridas. Estes são apenas os dados que as Nações Unidas conseguiram levantar até agora, mas segundo a própria entidade, o número provavelmente é bem maior.

Poloneses dão boas-vindas a ucranianos forçados a fugir pela fronteira. Foto: Chris Melzer (ACNUR)

Poloneses dão boas-vindas a ucranianos forçados a fugir pela fronteira. Foto: Chris Melzer (ACNUR).

De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), até este domingo (06) foram registrados cerca de 1,7 milhão de refugiados ucranianos. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), meio milhão de crianças já fugiram da Ucrânia para países vizinhos.

Húngaros étnicos que fogem da Ucrânia chegam à Hungria. Foto: Zsolt Balla (ACNUR).

Famílias da Ucrânia buscam segurança na Hungria. Foto: Zsolt Balla (ACNUR)

Refugiados da Ucrânia que chegam à Eslováquia através da estação de passagem de fronteira Vysné. Foto: Zoran Stevanovic (ACNUR).

Animação "Algumas histórias nunca foram feitas para crianças", produzida pelo UNICEF, mostra como a guerra afeta as crianças.

A situação para quem permanece no país também é de graves danos aos direitos humanos. O Unicef também indica que centenas de casas foram danificadas ou destruídas, e há relatos de escolas, orfanatos e centros de saúde sofrendo grandes danos. A entidade também denuncia que centenas de milhares de pessoas estão sem água potável por causa de danos à infraestrutura do sistema de água e muitas estão impedidas de acessar serviços essenciais, como assistência médica.

Refugiados que fogem da Ucrânia cruzam a fronteira entre Itália e Eslovênia. Foto: Dario Bosio (ACNUR).

Crianças desacompanhadas e os riscos de violência, abusos e explorações

O UNICEF e a ACNUR fizeram um alerta conjunto para o risco de crianças cruzando as fronteiras da Ucrânia sem a companhia dos pais ou parentes. Um dos maiores riscos é o de tráfico humano, além de outras violências.

Muitas crianças desacompanhadas estão sendo colocadas em orfanatos na Polônia. O comunicado das agências da ONU ressalta que não pode haver casos de adoção dessas crianças em nenhuma circunstância durante ou logo depois da crise de emergência. Todas as ações devem ser tomadas para que os menores possam voltar para as suas famílias.

Famílias da Ucrânia buscam segurança na Hungria. Foto: Zsolt Balla (ACNUR).

Famílias da Ucrânia buscam segurança na Hungria. Foto: Zsolt Balla (ACNUR).

Famílias da Ucrânia buscam segurança na Hungria. Foto: Zsolt Balla (ACNUR).

Doações

As Agências da ONU estão realizando campanha de doações para os refugiados e para aqueles que ainda se encontram em situação de risco na Ucrânia.

Doações via ACNUR podem ser feitas aqui.

Doações via UNICEF podem ser feitas aqui.

Evacuados embarcam em um trem de estação ferroviária antes de deixar o leste da Ucrânia. Foto: REUTERS.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.