As pilhas são equipamentos eletroquímicos que convertem a energia química em energia elétrica. Elas podem ser fabricadas com diferentes elementos químicos, alguns deles metais pesados que, se descartados incorretamente, podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Confira a seguir como fazer o descarte correto e alguns locais nos quais você pode entregar pilhas usadas no Estado do Pará.

 Quais os perigos do descarte incorreto de pilhas?

O descarte inadequado de pilhas e baterias pode poluir o solo, a água e até o ar, caso haja queima desses produtos. Isso porque eles possuem elementos químicos perigosos, como cádmio, chumbo, mercúrio, cobre, níquel, lítio, cromo e zinco, que além de contaminar o meio ambiente, podem provocar sérios danos à saúde humana.

Algumas doenças que podem ser provocadas por esses elementos são a perda de memória e outros problemas neurológicos, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, problemas digestivos, respiratórios e até mesmo câncer.

 Como descartar?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010), os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, garantindo a destinação correta dos produtos após o uso pelo consumidor, independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

A logística reversa é uma forma de garantir que esses produtos possam ser descartados em locais corretos pelo consumidor. Após o descarte, esses resíduos são levados a postos de reciclagem onde a matéria-prima é removida e enviada de volta às fábricas para a produção de novas pilhas.

Todo estabelecimento que comercializa pilhas deve participar da logística reversa, conforme consta na Resolução nº 401/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.