A ONG Rádio Margarida está executando o projeto “Arteduca: aprendizagens mediadas pela arte”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/Belém. O projeto visa a produção de conteúdos educativos, como radionovelas e vídeos, além de apresentações artísticas e oficinas de formação de vídeo, rádio e teatro.
Osmar Pancera, coordenador da ONG, explica que as ações do projeto buscam trabalhar temáticas voltadas à cidadania. “Esse conjunto de atividades envolve a produção de materiais educativos, direcionados a sala de aula, a alunos e professores, em apoio às suas atividades, com temáticas relativas ao racismo e discriminação; abuso e exploração sexual; direitos de crianças e adolescentes e outros temas considerados prioritários”.
As oficinas, tanto para alunos quanto para professores e técnicos, já iniciaram neste mês de março e seguem até o final do ano, em escolas e centros de educação da rede municipal de Belém. O aluno da oficina de Rádio, Davi Oliveira, relata a experiência de participar do projeto. “Eu tô achando muito legal, porque é uma área que eu nunca tinha tido contato, com rádio, é uma nova experiência, um caminho aberto que posso seguir ou não”.
A oficineira Karol Barbosa explica que reúne teoria e prática na oficina de Rádio. “Tem sido uma experiência incrível trabalhar aqui nessa escola, porque os alunos são super engajados! A gente trabalhou um pouco sobre comunicação comunitária e agora a gente tá falando sobre podcast. No final, vai rolar podcast feito pela galera”, adianta Karol. |
Oficina de Rádio |
OFICINAS - A oficina de vídeo para estudantes ocorreu entre os dias 13 e 24, com Mário Costa, na escola EMEIF Parque Bolonha; as oficinas de Teatro e de Rádio iniciaram no dia 20 e seguem até 31 de março, com Gilson Araújo - na escola EMEIF Inês Maroja e com Karol Barbosa - na escola EMEF Ruy da Silveira Britto, respectivamente. Para professores e técnicos, está ocorrendo a oficina de vídeo entre os dias 27 de março até 10 de abril, com Karol Barbosa, no Centro de Referência em Inclusão Educacional (CRIE) Gabriel Lima Mendes.
As oficinas seguem sendo ofertadas para outras escolas até o final do ano. Em breve, os produtos resultantes das oficinas, assim como, os materiais educativos produzidos pelo projeto poderão ser conferidos e utilizados em sala de aula para auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem.