Na última semana, a Rádio Margarida esteve em dois municípios do interior do Pará realizando campanha educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Tucumã e Canaã dos Carajás. Em Tucumã, após a apresentação de espetáculos teatrais nas escolas, pelo menos um caso confirmado de abuso foi denunciado por uma adolescente após ela assistir ao espetáculo teatral apresentado pela ONG.

A Rádio Margarida apresentou a peça “Jhon Jhon Lee Jhones no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, que aborda o tema de forma leve e reflexiva. A exibição foi feita em 10 escolas de Tucumã e em 5 escolas de Canaã dos Carajás.

Em Tucumã, arte-educadores da Rádio Margarida participaram de uma plantação de margaridas nos canteiros da cidade.

Para Júlio Silva, que trabalha no CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) de Tucumã, o tipo de trabalho realizado pela ONG é fundamental para a conscientização das crianças e adolescentes. “Nós temos uma cultura de aceitação do abuso sexual de crianças e adolescentes. Vocês fazem um trabalho de excelência, pois orientam eles de uma forma lúdica sobre uma realidade para a qual fechamos os olhos”, afirma o funcionário.

Segundo Raimundo Dias, conselheiro tutelar do município, a ludicidade do teatro ajuda as crianças e adolescentes a entenderem melhor o tema. “Eles visualizam a cena e refletem sobre o assunto. Eles acham engraçado, mas prestam mais atenção com o teatro”, comenta Raimundo, que trabalha há 20 anos com infância e adolescência em Tucumã.

Apresentação em escola de Canaã dos Carajás

Jhane Chelangela, que é assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Canaã dos Carajás, também avalia a parceria para a realização da campanha na cidade. “A Rádio Margarida tem feito uma grande diferença com a sua apresentação teatral, falando de um tema tão delicado e sensível, mas sobre o qual devemos falar e combater, que é o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes”, comenta.

Crianças e adolescentes são motivados a buscar ajuda

No município de Tucumã, onde, além da campanha, está sendo construído um Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, houve pelo menos um caso confirmado de abuso contra uma adolescente denunciado por ela mesma, após a apresentação do espetáculo na sua escola.

De acordo com Adriana Barbosa, Coordenadora do CREAS da cidade, com essa abordagem diferente feita diretamente com as crianças e adolescentes, eles estão perdendo o medo e procurando os profissionais para pedir ajuda. “Enquanto estava acontecendo a campanha aqui, teve um caso em que a própria adolescente fez a denúncia. Foram feitos todos os procedimentos e hoje o acusado já está detido. Teve outra situação de denúncia feita por uma criança, mas não foi confirmado, era um caso suspeito. Hoje mesmo teve uma menina que ouviu de uma outra amiguinha na escola”, comenta Adriana.

Arte-educadores apresentam espetáculo Jhon John Lee Jhones em Canaã dos Carajás.

Adriana explica que não é possível mensurar se houve um aumento de denúncias, comparado ao mesmo período do ano passado. “Mas o que ficou claro é que as crianças e adolescentes sentiram, de fato, essa necessidade de colocar para fora e se sentiram muito à vontade após terem visto a encenação da peça que foi apresentada para eles”, avalia.

Eugênia Melo, coordenadora da campanha em Tucumã, explica que sempre após as apresentações teatrais era realizado um bate-papo com as crianças e adolescentes, no qual se explicava que, caso estivessem passando por algum tipo de abuso, eles não estavam sozinhos e que não eram culpados de nada. “Após os espetáculos, a gente conversava com os professores e alunos sobre a importância da denúncia, e informava em que canais denunciar. Sempre estava acompanhando com a gente alguém do CREAS ou do Conselho Tutelar, e a gente explicava que eles podiam confiar nos diretores, nas professoras para denunciar”, comenta.

Caminhada com juventude de Tucumã

A campanha, em números

Em Canaã dos Carajás, foram realizadas cinco apresentações nas escolas e uma apresentação teatral na Praça da Bíblia, além de uma blitz educativa com arte-educadores, boneco e uma caminhada de conscientização, totalizando cerca de 3.800 pessoas alcançadas.

Em Tucumã, foram realizadas dez apresentações em escolas e uma no Teatro da Estação. Foi feita também uma formação para 150 pessoas (das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social da cidade), uma reunião do comitê formado para a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Além disso, foi feita com a juventude uma plantação simbólica de margaridas nos canteiros da cidade. No total, foram cerca de 3.230 pessoas alcançadas.

Formação com Comitê para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foto: Prefeitura de Tucumã.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.