“Artecidad(e)ania: Web em Movimento” é um projeto idealizado pela Rádio Margarida com o propósito de divulgar a criação multiartística da periferia de Belém, além de oferecer oficinas de produção multimídia em áudio, fotografia, vídeo, texto e outras linguagens digitais, visando a valorização da cultura local e a cidadania.

A periferia e seus moradores terão papel fundamental na construção do projeto. Serão contemplados dois bairros de Belém: Barreiro e Jurunas. Para Eugênia Melo, coordenadora do Artecidad(e)ania, a conexão dos participantes com o bairro é importante pois “quando a gente ouve falar dos bairros da periferia, a mídia sempre toca na questão da violência, mas na realidade nós sabemos que nos bairros periféricos tem muita gente boa e gente do bem. Tem uma juventude com muita vontade de fazer, mas que muitas vezes não tem oportunidades. A importância desse projeto é dar visibilidade aos artistas desses bairros e a essa juventude”.


Divulgação do projeto nos bairros atendidos.

O projeto será dividido em duas etapas: num primeiro momento, serão realizadas oficinas gratuitas voltadas para a juventude desses bairros e, a partir dessa oficina, os participantes poderão participar da construção de um webdocumentário sobre seis manifestações artísticas locais (três de cada bairro). A culminância das atividades acontecerá numa mostra cultural que será realizada no Jurunas e no Barreiro.

Confira abaixo mais informações sobre as oficinas:


Informações sobre a oficina no bairro do Jurunas.


Informações sobre a oficina no bairro do Barreiro.

As oficinas, que serão ministradas pela jornalista Camila Simões, buscam envolver esses jovens e instigar curiosidades a respeito da produção de conteúdo midiático como fotografia, produção de texto e de vídeos. A jornalista diz estar animada pelo início das oficinas e seu objetivo maior é incluir a juventude e criar uma espécie de ponte entre o que será ministrado na oficina e a vida dos participantes. “Eu espero que esse conteúdo sirva a eles e a elas no futuro, para projetos futuros e até mesmo no dia a dia”, comenta Camila.

O projeto conta com o patrocínio da Equatorial Energia Pará. Para a empresa, apoiar ações como essa é muito importante, pois isso valoriza as pessoas que fazem a cultura nos bairros. A Analista de Sustentabilidade da Equatorial, Michelle Miranda, comenta sobre a missão do projeto de valorizar a juventude e a cultura local. “É isso que nós queremos, reconhecer os artistas locais e mostrar a essa juventude do Barreiro e do Jurunas que eles podem ter um futuro melhor, que eles têm essa oportunidade de viver da cultura”, conclui Michele.

O Projeto Artecidad(e)ania é uma produção da Rádio Margarida, com o patrocínio da Equatorial, por meio da Lei Semear, do Governo do Pará.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.