2010 e 2011 – O “Projeto Baião – Estratégias de gestão com agentes e organizações locais para a sustentabilidade socioambiental e cultural no município de Baião” foi realizado com a Petrobras, a Prefeitura Municipal de Baião e a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo UMARIZAL (CORQBU).

Foram executadas 04 ações:

Ação 1 – Oficina de capacitação para a elaboração do Plano Estratégico
Foram realizadas através de 02 rodadas. Na primeira rodada de diálogo, realizamos o Diagnóstico Rápido Participativo, com avaliação de três dimensões básicas de análise da realidade local:
– DIMENSÃO POLÍTICA-INSTITUCIONAL – verificando as organizações públicas e privadas na correlação de força do poder local;
– DIMENSÃO ECONÔMICA – observando os processos de apoio à produção e comercialização dos produtos e serviços internos;
– DIMENSÃO AMBIENTAL – aqui verificamos o impacto, potencial, perda, entre outros elementos referentes ao meio ambiente local.

Ação 2 – Oficina de vivência de elaboração de projetos socioambientais e culturais
Teve o seguinte roteiro de conteúdo programático:
– Noções Básicas de Planejamento;
– Análise de problemas;
– Visão estratégica;
– Elementos para elaboração de um projeto;
– O que é gestão.

Ação 03 – Oficina de Rádio Comunitária
Esta ação promoveu o diálogo para reflexão das práticas de rádio comunitária. Foram abordados o conceito, perfil e formato de uma rádio para que de fato seja considerada comunitária, estabelecendo as diferenças em relação às rádios comerciais. Além disso, discutiu-se a ampliação dos participantes para formulação e implementação de novos programas.

Ação 4 – Produção do CD “Samba de Cacete. Recordação de Umarizal”
Nesta ação foram produzidos, gravados e replicados 1.500 cópias do CD Samba de Cacete, uma produção em conjunto com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Umarizal, numa intenção de preservação da memória e divulgação do patrimônio cultural da população local.

Ouça o CD Samba de Cacete. Recordação de Umarizal

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.