A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA PAUTA DA VIOLÊNCIA: uma análise dos jornais impressos de Santarém no período de julho de 2008 a agosto de 2009

AUTORA: JULIANE DE OLIVEIRA SOUSA INSTITUIÇÃO: INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR

RESUMO: A imagem da criança e do adolescente associada a violência nos jornais impressos de Santarém no período de julho de 2008 a agosto de 2009 pode ser constata em um número de 46 reportagens avaliadas pela presente pesquisa. O objetivo é avaliar o tratamento editorial dispensado pelos jornais O Impacto, Gazeta de Santarém e Jornal de Santarém e Baixo- Amazonas quando crianças e adolescentes são agentes ou vítimas de ato infracional, levando em consideração o artigo 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente que reforça que esses personagens não poderão ser identificados em veículos de mídia. Algumas vezes, a representação do publico infanto-juvenil nos meios de comunicação social se dá de forma violenta e chega a ferir a ética jornalista e o direito da população de receber informação de qualidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente, que define os direitos e deveres de crianças e adolescentes aos poucos vai sendo conhecido pela mídia local, mas o ato de ignorá-lo abre precedentes para equívocos e preconceitos. A partir da premissa que a mídia é um espaço democrático, questionamos se é possível fazer um jornalismo que respeite crianças e adolescentes e que seja capaz de buscar solução para o fenômeno social que a violência se tornou.

Clique no link para ler: A criança e o adolescente na pauta da violência

1 pensamento sobre “A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA PAUTA DA VIOLÊNCIA: uma análise dos jornais impressos de Santarém no período de julho de 2008 a agosto de 2009”

  1. Pingback: TCC agora no site da Rádio Margarida « Blog da Juliane Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *