Projeto Selo UNICEF

2011 – Projeto realizado em parceria com o UNICEF e a Fundação Instituto para o desenvolvimento da Amazônia – FIDESA, para capacitação de municípios para o Selo UNICEF. O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. É a contribuição do UNICEF para o cumprimento da Agenda Criança Amazônia.

A metodologia de capacitação neste projeto apresentou-se de forma interativa, combinando momentos de trabalho em plenária com apresentação dialogada dos conceitos, a intervenção do Clown, permitindo a descontração sem perder o foco na reflexão do grupo, esquetes, teatro de bonecos, dinâmicas, mímica etc.

O 4º Ciclo teve como objetivo promover o nivelamento conceitual e metodológico para incentivar o desenvolvimento das atividades propostas pelo Selo UNICEF. Os municípios sede foram: Ananindeua, Castanhal, Parauapebas e Santarém, todos no Estado do Pará. No Estado do Amapá, a capital Macapá. E no Estado do Mato Grosso, a capital Cuiabá.

No 5º Ciclo foi feita a preparação deste segmento para a Garantia Plena de Direitos, sendo protagonista da sua cidadania. As capacitações foram realizadas em 03 estados. No Pará: municípios de Abaetetuba, Acará, Alenquer, Ananindeua, Augusto Corrêa, Benevides, Breves, Castanhal, Capanema, Colares, Eldorado dos Carajás, Itaituba, Itupiranga, Parauapebas, Piçarra, Irituia, Juruti, Mocajuba, Moju, Óbidos, Oriximiná, Paragominas, Prainha, Redenção, Salinópolis, Portel, Santarém, Santa Bárbara, São Félix do Xingu, Terra Santa, Tucumã e Xinguara; no Estado do Amapá: municípios de Serra do Navio, Mazagão, Macapá e Calçoene; no Estado do Mato Grosso: municípios de Alta Floresta, Apiacás, Glória D’oeste, Cuiabá, Juína, Matupá, Mirassol D’oeste, Nova Mutum, Paranaíta, Poconé, Primavera do Leste, Tapurah e Várzea Grande. No total, foram 333 participantes neste ciclo.