Educação Ambiental / Audiências Públicas

2003, 2004, 2005, 2006 – Em parceria com a Cia. Vale do Rio Doce, em cumprimento a legislação ambiental de audiências públicas para aprovação de projetos ambientais, realizaram-se trabalhos amplos com objetivo de mobilizar, informar e garantir a participação social da população nas audiências públicas de consulta para realização de projetos a fim de avaliar os EIA – Estudos de Impactos Ambientais. Os trabalhos de educação ambiental foram realizados com o suporte do método de educação popular com utilização das linguagens artísticas de produção de textos e apresentações de teatro, teatro de bonecos sobre o tema, radio teatro ambulante, cinema ao ar livre, jogos, brincadeiras, esquetes e pesquisas de opinião pública sobre os meios e modos de linguagens utilizados. Os respectivos trabalhos foram os seguintes: ano de 2003, Projeto Bauxita, Mineração Vera Cruz, trabalho realizado junto a 13 comunidades e vários bairros em 06 municípios (Abaetetuba, Mojú, Acará, Tomé-açú, Ipixuna e Paragominas, com estimativa de alcance de um público aproximado de 6.500 pessoas; ano de 2004, projeto Mina 118, Cia. Vale do Rio Doce, trabalho realizado em seis comunidades nos município de Canaã dos Carajás e Parauapebas, o publico alcançado foi de  1340 pessoas;

REFINARIA ABC – 2006 – Como estratégia, em todas as comunidades, foi realizada divulgação de em média 01 hora, chamando para a reunião e para a apresentação de teatro e teatro de bonecos. Os arte-educadores abordavam a população na rua ou nas portas das residências explicando a importância da participação popular. Pouco antes do horário marcado, a equipe da Rádio Margarida começava a animação, para aglutinar as pessoas e instigar a participação efetiva destas, através de depoimentos e questionamentos no microfone e apresentações de dança e música no palco. Após apresentação para os adultos, os arte-educadores reuniam as crianças moradoras do entorno do local das reuniões, que através de brincadeiras, jogos e apresentação artística de teatro de bonecos foram repassados temas sobre higiene bucal e meio ambiente, para um público de 2736, aproximadamente.

ano de 2006, projeto Refinaria ABC, trabalho realizado em diversas comunidades do Município de Barcarena para um público de 2736 pessoas, aproximadamente. No ano de 2005 em parceria com a ALCOA foi realizado trabalho de mobilização preparatório à audiência ambiental no município de Juruti em diversas comunidades, mobilizando a população para a audiência pública. Nos roteiros elaborados foram valorizados a cultura e personagens locais e para que sejam repassadas informações a respeito do projeto Juriti. Os elementos lúdicos permearam as atividades arte-educativa, tornado a linguagem de fácil entendimento. Participaram destas atividades em torno de 3590 pessoas.