Para Ler

Acesse e faça download

Em tempos de acirradas discussões e polarizações políticas, vemos muitas pessoas tecendo críticas à Democracia e defendendo a volta da Ditadura. E, nós, que defendemos a Democracia, muitas vezes, não sabemos explicar a importância do sistema democrático. Por isso, a Rádio Margarida entrevistou Helena Saria, advogada, jornalista e cientista política.

A entrevistada também é diretora executiva do Sindicato dos Jornalistas do Pará - SINJOR/PA; coordenadora da Comissão de Mulheres do SINJOR/PA; membra da Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ; vice-presidenta da Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/PA; membra da Frente Feminista do Pará e secretaria adjunta de Gênero, Raça e Etnia da FENAJ - triênio 2022/2024.

RM: O que é Democracia?

Helena: No papel, Democracia é o governo pelo e para o povo. Mas na prática, a Democracia anda de mãos dadas com a cidadania, com a possibilidade de ser cidadão e cidadã: votar e ser votado, usufruir dos serviços públicos - frequentar uma escola ou universidade pública, acessar a saúde pública - ter acesso à medicação entregue no seu posto de saúde, se vacinar na rede pública, gratuitamente -, andar numa rua iluminada, ter liberdade de expressão, ou seja, gozar dos seus direitos de cidadão ou cidadã.

RM: Por que precisamos defender a Democracia?

Helena: Antes de responder essa pergunta tem alguns fatos que precisamos estabelecer aqui: existem dois sistemas: a Ditadura e a Democracia.

Na Democracia podem vigorar duas gestões: a da esquerda e a da direita - mas vamos lembrar que não é preto no branco, tem graduações entre a esquerda e a direita, como a centro-esquerda, a centro-direita, a social democracia, e por aí vai.

O PT, por exemplo, é um partido que se localiza mais ou menos na centro-esquerda (nada tem de comunista ou socialista).

Já na Ditadura só vigora um ponto de vista, o do ditador, e não tem conversa. No mundo existem ditaduras de esquerda e de direita - infelizmente os ditadores não escolhem lado, podem frutificar em qualquer ideologia.

A Democracia é o regime que se opõe a regimes autoritários e opressores, pois nela podemos discordar, fazer oposição e lutar para manter nosso ponto de vista, pois temos um terreno propício para debater qualquer tema de forma livre.

Agora sim, vamos pensar em por que precisamos defender a Democracia. Ora, porque - apesar de todos os desafios que ela traz - é o único sistema onde podem coexistir pensamentos diferentes com espaço para o contraditório e principalmente porque a democracia depende de instituições fortes e atuantes - os Ministérios, Secretarias, e Políticas Públicas - e para uma democracia forte, essas instituições precisam ser protegidas e defendidas em todos os momentos.

E o povo cidadão, o povo que pode votar, tem essa oportunidade a cada dois anos de dar sua opinião e fazer valer seus direitos. Pela Democracia, pela fortaleza das instituições e pela cidadania.

RM: Qual a importância da Democracia para a garantia do processo eleitoral?

Helena: No Brasil, o processo eleitoral é gerido pelo Tribunal Superior Eleitoral, e no Brasil e no Mundo é reconhecido pela sua lisura, transparência e resultados limpos e rápidos - apesar das dimensões continentais do país. Só na Democracia isso seria possível, pois esse regime zela por valores como os citados acima: lisura, transparência e fortalecimento das instituições - nesse caso o TSE.

RM: O que precisamos fazer enquanto sociedade para defender a Democracia?

Helena: Já falamos muito de política representativa, partidária, mas agora vamos falar de outro tipo de política, aquela que a sociedade civil organizada - homens e mulheres - pode fazer e faz todos os dias nas mais de 5 mil cidades brasileiras: a política estudantil, sindical, feminista, o movimento negro, o movimentos dos trabalhadores sem terra, as associações de moradores, os sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, de empregadas domésticas, de entregadores de comida, e por aí vai.

Todas essas entidades trabalham para as suas categorias, mas também - enquanto cidadãos que entendem sua classe social e seu lugar nessa sociedade capitalista e patriarcal - trabalham muito próximos às instituições democráticas e suas próprias existências dependem da manutenção e da fortaleza da democracia.

Então, se você quer saber como defender a Democracia, a resposta é: se associe, se filie. A luta é sempre coletiva. Quem trabalha na lógica individual são os liberais. Os democratas lutam juntos, procure sua entidade de classe, se você for trabalhador ou trabalhadora, procure seu sindicato. Se você for estudante, procure seu centro acadêmico ou o DCE. Se você for servidor ou servidora pública, procure sua entidade sindical representativa. Se você achar a gestão ruim, monte uma chapa e se candidate. Se você achar os vereadores da sua cidade ruim, se filie a um partido político e se candidate. A política é nossa, do povo, dos cidadãos e cidadãs. Seja a mudança que você quer ver na sociedade.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.