Foram encerradas na última sexta (11) as oficinas de Produção Multimídia do projeto “Artecidad(e)ania – Web em Movimento”, realizadas nos bairros do Jurunas e Barreiro, em Belém. As oficinas duraram três semanas e tinham como objetivo proporcionar aos jovens desses locais uma formação em vídeo, fotografia e texto, para que a partir daí eles possam construir eles mesmos suas próprias produções midiáticas sobre os bairros onde vivem. Esta é a primeira etapa do projeto, que é produzido pela Rádio Margarida e tem o patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei Semear, do Governo do Pará.

Jovens acompanham a oficina na Escola Camilo Salgado, no Jurunas.

Participantes da oficina no Centro Pastoral da Capela Santíssimo Redentor, no bairro do Barreiro.

De acordo com a coordenadora do projeto, Eugênia Melo, o impacto das oficinas na vida dos jovens que participaram foi de grande importância, porque puderam reconhecer a sua própria realidade, mudar o olhar sobre seus bairros. “Eles falaram muito para nós sobre a responsabilidade, o compromisso e o aprendizado que eles tiveram com tudo isso. Foi um projeto que mudou o olhar deles sobre o bairro e sobre a escola. Eles começaram a fotografar e a filmar, e ainda puderam aumentar o potencial nas redes sociais, com qualidade. Além disso, eles poderão utilizar todo esse aprendizado de forma pessoal nas suas vidas”, comenta Eugênia.

Eugênia Melo entrega certificado para jovem do Barreiro, no encerramento da oficina no bairro.

Eugênia faz avaliação das ações do projeto no encerramento da oficina no Barreiro.

Programação da oficina no Barreiro.

Jovens do Barreiro aprendem sobre produção de conteúdos para redes sociais.

Jovens do Jurunas aprendem sobre tipos de equipamentos utilizados em produções audiovisuais.

Para Cauê Cavalheiro, de 17 anos, do Barreiro, participar da oficina foi uma experiência inovadora. “Eu achei a oficina muito bacana, inovadora, uma experiência muito boa. Conheci diversos conteúdos, gostei da entrevista. O que eu mais gostei foi do vídeo e da fotografia. O texto eu não me identifiquei muito. No vídeo, gostei das entrevistas que fizemos aqui”, avalia.

Cauê Cavalheiro e seus colegas ao lado da jornalista Camila Simões, instrutora das oficinas.

Jovens acompanham atentos a programação da oficina no Jurunas.

Victoria Julyanny, de 17 anos, também do Barreiro, não faltou a nenhum dos dias de oficina. Ela explica que se inscreveu na oficina apenas para conhecer mais sobre a área. “Eu acabei gostando, estou levando a fundo todos os conhecimentos através de roteiros, textos, enquadramentos. Eu gostei muito mesmo”, comenta a jovem.

Victoria Julyanny recebe certificado da oficina das mãos de Ana Carolina Peixoto, representante da Equatorial Energia.

Para Gabriel Silva, de 21 anos, que participou da oficina no Jurunas, as atividades foram enriquecedoras e superou as suas expectativas. “As oficinas foram muito somatórias para mim. E particularmente amo participar de oficinas assim. E quando eu vi a oportunidade de participar, eu me interessei bastante. E a oficina foi além das expetativas, porque eu pensava que seria uma coisa bem básica, mas realmente o curso oferece todo um suporte teórico e prático, e isso é muito importante”, relata o jovem.

Jovens do Jurunas visitam Mangal das Garças para atividade prática da oficina, acompanhados da equipe da Rádio Margarida.

Gabriel Silva (em primeiro plano) registra visita do seu grupo ao Mangal das Garças.

Expectativas profissionais

A instrutora das oficinas foi a jornalista Camila Simões, que também desenvolve pesquisa na área de comunicação, inovação e tecnologias. Para ela, foi uma experiência recompensadora e a sua expectativa é de que eles aproveitem essa experiência para a sua vida pessoal e profissional. “Eles são muito audiovisuais, de uma geração que não tem problema em fazer vídeos, fotografias. E é muito legal juntar tudo isso numa oficina só, que contemplou foto, vídeo e texto como temas. E eu espero muito que eles usem essas ferramentas que estamos trazendo, seja pessoalmente ou profissionalmente”, comenta a jornalista.

Camila Simões orienta os jovens do Jurunas em entrevista com veterinário do Mangal das Garças.

Para os estudantes que estão cursando Ensino Médio ou que já concluíram, a oficina foi um passo para ajudar na escolha do caminho profissional que querem seguir. Foi o caso da estudante Jéssica Simit, de 19 anos, do Jurunas. Ela explica que a atividade foi uma oportunidade para ela se descobrir. “Ainda tenho dúvidas do que eu quero seguir, e está sendo uma oportunidade para eu perceber no que eu sou boa. Essa oficina está fazendo realmente eu me sentir confortável”, avalia.

Jéssica Simit (de amarelo) registra paisagem no Mangal das Garças.

Turma do Jurunas aproveita para fazer registros no Mangal das Garças durante atividade prática.

Beatriz Rocha (17 anos), do Barreiro, também fala sobre o aprendizado que teve e a importância dele para a sua futura vida profissional. “Esse curso vai me ajudar a seguir profissionalmente na área que eu quero trabalhar, nas redes sociais. Eu aprendi muitas coisas: sobre fotos, vídeos, enquadramento e texto também, que é muito importante para divulgar o nosso trabalho”, comenta a jovem.

Beatriz Rocha recebe certificado da oficina das mãos do técnico da Rádio Margarida, Marcos Corrêa.

Osmar Pancera, fundador da Rádio Margarida, entrega certificado para jovem do Barreiro, no encerramento da oficina no bairro.

Cleiton Soares, representante da Equatorial Energia, entrega certificado para jovem do Barreiro.

Del Gonzaga, arte-educador da Rádio Margarida, entrega certificado para jovem do Barreiro.

Carmen Chaves, da Rádio Margarida, entrega certificado para jovem no Barreiro.

A jovem Nataly e sua mãe recebem o certificado da oficina das mãos do representante da Equatorial Energia, Cleiton Soares.

Jovens do Jurunas no encerramento da oficina no bairro.

A próxima etapa do projeto Artecidad(e)ania é selecionar artistas que atuem nos bairros do Jurunas e Barreiro para a construção de um webdocumentário que vai mostrar esses trabalhos culturais a partir de múltiplas linguagens: fotografia, vídeos e textos. Os jovens que participaram das oficinas vão poder acompanhar e produzir eles mesmos esses conteúdos midiáticos, com o apoio da Rádio Margarida, a partir do conhecimento que adquiriram.

Jovens do Barreiro fazem avaliação da oficina no encerramento da primeira etapa do projeto no bairro.

Jovens do Barreiro no encerramento da oficina no bairro.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.