Matéria: Mayra Peniche

Em Setembro de 2021, a organização Childhood lançou em parceria com o UNICEF o Kit de Escuta Protegida. O objetivo é disponibilizar orientações para que profissionais da rede de proteção da criança e do adolescente realizem um atendimento mais humanizado em situações de violências.

O conteúdo trata sobre a Lei da Escuta Protegida, que busca evitar os casos de revitimização de crianças e adolescentes que testemunharam ou sofreram algum tipo de violência, seja ela de teor físico (como a violência sexual) ou psicológico.

A revitimização consiste em fazer com que alguém que sofreu algum tipo de violência tenha que contar inúmeras vezes e para diferentes pessoas a situação pela qual passou. Ter uma escuta direcionada e especializada é fundamental para que as vítimas prossigam com as denúncias.

Os conteúdos foram disponibilizados numa pasta online da Childhood (acesse aqui). O kit é composto por cartazes para impressão, cartilhas, vídeos e fotos. Os materiais são informativos e direcionam conselheiros tutelares, advogados, juízes e promotores a tratar de maneira mais humanizada vítimas de violência.


Veja também: vídeo educativo para crianças sobre prevenção à violência sexual 

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.