18/09/2010 – Trabalho Infantil Rural

Em 2004, o Brasil tinha 5,3 milhões de trabalhadores entre 5 e 17 anos. Quatro anos depois, eram 4,5 milhões. Em 2009, o número caiu para 4,3 milhões, de acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) divulgada na ultima semana. Apesar da queda, o índice de trabalho infantil ainda é elevado, principalmente no meio Rural. Com este cenário, o “Estação Direitos” debate a importância de se combater esse tipo de violação de direito que tira o direito a educação, esporte e lazer de meninos e meninas em todo o Brasil.

Entrevista em estúdio:

Agenor Sarraf, licenciado Pleno e Bacharel em História (UFPA, 1999), Especialista em Métodos e Técnicas de Elaboração de Projetos Sociais (PUC-MG, 2002), Mestre e Doutor em História Social (PUC-SP, 2004, 2009). Atua especialmente nos temas: Memórias, Identidades, Saberes, Religiosidades letradas e de matrizes orais afroindígenas em circuitos da Amazônia Marajoara, bem como Imaginário, Representações, Cotidiano e Histórias Locais no contexto amazônico. Ele é Professor Titular da Universidade da Amazônia e da Universidade Federal do Pará. No programa ele fala sobre o histórico do trabalho infantil no Brasil e sobre a sua experiência de vida.

Reportagens:

1 – Entrevista com ex-trabalhadoras rurais: conversamos com duas mulheres que trabalharam na lavoura durante a infância, principalmente ao lado de seus pais. O que elas pensam sobre o passado, o que poderia ser diferente. Qual é a realidade delas hoje.

2 – Como é e como combater o trabalho infantil rural: conversamos com a DRT sobre a atuação do órgão no combate ao trabalho infantil rural. O que tem sido feito para mudar essa realidade, em que áreas a exploração é mais comum. Selma Feio, coordenadora de fiscalização e combate ao trabalho infantil da DRT.

3 – Entrevista especial com a coordenadora da promotoria da infância e adolescência Ioná Silva: ela conta como é a atuação do MPE-PA no combate ao trabalho infantil. Ela também faz uma avaliação sobre as questões culturais que envolvem o trabalho de crianças e adolescentes.

Baixe o programa na integra aqui.

Ouça o programa:

[audio:https://www.radiomargarida.org.br/wp-content/uploads/bloco-123.mp3|titles=Trabalho Infantil Rural – Bloco 1] [audio:https://www.radiomargarida.org.br/wp-content/uploads/bloco-222.mp3|titles=Trabalho Infantil Rural – Bloco 2] [audio:https://www.radiomargarida.org.br/wp-content/uploads/bloco-321.mp3|titles=Trabalho Infantil Rural – Bloco 3] [audio:https://www.radiomargarida.org.br/wp-content/uploads/bloco-417.mp3|titles=Trabalho Infantil Rural – Bloco 4]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *