Rádio Margarida é homenageada em sessão especial pelos seus 30 anos

Na próxima quarta, dia 27, às 15 horas, a Rádio Margarida vai ser protagonista de uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém, em homenagem aos seus 30 anos de história. A sessão foi proposta pelo vereador Fernando Carneiro e contará com uma programação especial, lúdica, com a participação de alguns dos nossos personagens, de integrantes da ONG e autoridades ligadas aos direitos da criança e do adolescente.


Veja também:

Arte, educação, alegria e resistência marcam as comemorações dos 30 anos


Para Osmar Pancera, fundador da Rádio Margarida e professor de Serviço Social, esse tipo de condecoração é muito importante, pois é um desafio e uma luta trabalhar com educação num país onde ela não é valorizada. “É muito difícil, hoje em dia, qualquer entidade da sociedade civil sobreviver por 30 anos, trabalhando com direitos humanos, arte, educação, cidadania. E não apenas sobreviver, mas também ter o respeito da sociedade e ser considerado um serviço de utilidade pública, como é o caso da Rádio Margarida. Então essa solenidade vem dar destaque a esse tipo de atividade”, comenta.

Teatro, música e palhaçadas são algumas das linguagens artísticas usadas pela Rádio Margarida para alcançar diferentes públicos.

O vereador Fernando Carneiro (PSOL), que fez o requerimento para a sessão especial em homenagem à Rádio, reiterou a importância de entidades que trabalham pela defesa e garantia dos direitos humanos, e que conseguem aliar a isso uma linguagem e abordagem acessível. “Acho de suma importância que a gente tenha entidades, ONG’s, associações que trabalhem pelos direitos humanos, principalmente de crianças e adolescentes. E principalmente com uma linguagem que possa ser acessível. Por que além do conteúdo, precisamos pensar em como a gente vai fazer esse diálogo, abordar os temas. A Rádio Margarida consegue juntar duas coisas que são muito importantes: o conteúdo bastante correto, coerente, urgente, com uma forma que permite a compreensão dessa mensagem de maneira muito tranquila e natural”, explica o vereador.

A ONG também utiliza diversas linguagens midiáticas para suas ações e projetos educativos.

Fernando Carneiro também fala sobre como essa iniciativa pode ajudar a sensibilizar mais a sociedade e os vereadores para a causa dos direitos humanos, mas que ainda é apenas um passo para alcançar essa meta. “É um evento comemorativo aos 30 anos, mas ao mesmo tempo a gente quer fazer um momento onde a gente dê visibilidade não só à Rádio Margarida, mas às suas causas. Então eu espero que a gente possa reverberar a sessão, que ela possa servir para estimular a luta por direitos humanos, valorizando as entidades que trabalham com essa matéria. Espero sim que a sessão possa servir para sensibilizar vereadores e vereadoras que ainda sejam resistentes a essa causa, mas é um processo”, comenta.

 

Uma sessão com a cara da Rádio Margarida

A sessão especial é um momento solene, que requer as formalidades próprias do momento. Mas a Rádio Margarida estará presente com alguns dos seus personagens para mostrar um pouco do método que é aplicado pela ONG há 30 anos na promoção dos direitos humanos e defesa do meio ambiente: o Método de Educação Popular – Rádio Ação, que trabalha com as linguagens artísticas e os meios de comunicação para abordar temas muitas vezes difíceis e alcançar os mais diversos públicos.

 

Também estarão presentes representantes de algumas instituições ligadas aos direitos da criança e do adolescente, um dos principais eixos de atuação da Rádio.

Confira a programação: 

– Abertura oficial
– Palhaço Claustrofóbico fará a composição da mesa
– Pronunciamento Vereador Fernando Carneiro
– Pronunciamento Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF
– Pronunciamento Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente
– Pronunciamento da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública – Norma Miranda
– Pronunciamento UFPA/Escola de Conselhos – Salomão Hage
– Pronunciamento Ministério Público / Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude – Mônica Freire
– Pronunciamento Tribunal de Justiça / Juizado da Infância e Adolescência – Mônica Fonseca
–  Pronunciamento Osmar Pancera (com participação do personagem Vovô Osvaldinho)
– Pronunciamento Carmen Chaves (com participação da Boneca Jô)
– Exibição de vídeo sobre os 30 nos da Rádio Margarida
– Depoimento 1
– Apresentação bonecona Olímpia
– Depoimento 2
– Exibição de trecho de clipe do Super ECA
– Intervenção do personagem Domador e do herói Super ECA
– Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *