Rádio Margarida faz homenagem ao Círio pelas ruas da capital paraense

De 01 a 09 de outubro, na semana que antecede o Círio de Nazaré, a Rádio Margarida fará uma intervenção artística e cultural por diversos bairros da capital paraense pelo projeto “A cultura do Círio em Belém do Pará”. A ação, que tem o patrocínio da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e o apoio da Diretoria do Círio de Nazaré, levará música e teatro para pontos turísticos e periferias da cidade, dentro do ônibus Margaridinha.

Esta é a terceira vez que a Rádio Margarida realiza uma homenagem à padroeira dos paraenses no Círio de Nazaré. Em 2020, em virtude da pandemia, a ação foi feita de forma itinerante e sem paradas, para evitar aglomerações, e agora em 2021 deverá seguir a mesma proposta.


Veja também:

Ação de Círio da Rádio Margarida teve público estimado de 12 mil pessoas


De acordo com José Arnaud, Diretor de Criação da ONG, esta é uma forma de levar o Círio para perto das pessoas, num ano em que não haverá as tradicionais procissões. “A realização dessa ação tem muito a ver com uma característica que é própria da Rádio Margarida, de ir ao encontro do povo, ir para as ruas, estar nas ruas levando arte e alegria”, explica.

Margaridinha levará personagens que retratam típicos romeiros e uma berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Quem levará as mensagens de fé e devoção pelas ruas da cidade são personagens que retratam alguns ícones do Círio: uma pagadora de promessas, um turista estrangeiro, um ribeirinho e um anjo. Todos os personagens farão o percurso dentro do Margaridinha, o tradicional ônibus da Rádio Margarida, que levará também uma berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na parte de cima do veículo, em destaque.

Em 2020, personagens também interpretaram romeiros e o anjo no Círio.

Por ser um Círio diferente, sem procissões, a expectativa é emocionar o público quando o ônibus passar levando a imagem da santinha e entoando as músicas temáticas do Círio. “Nós vamos para as ruas levando o ônibus Margaridinha restaurado, com uma iluminação especial, para ser visto pela população e por quem vem para Belém nessa época”, comenta José Arnaud.


Campanha para financiamento da reforma do ônibus Margaridinha


Confira o itinerário e a programação completa:

Dia 01 (sexta) | A partir das 18h30
Jurunas, Guamá e Cremação: Bernardo Sayão, Fernando Guilhon, Roberto Camelier, Bernardo Sayão, Alcindo Cacela, 9 de janeiro, Mundurucus, Conselheiro, Castelo Branco, Barão de Igarapé Miri e Perimetral.

Dia 02 (sábado) | A partir das 19h
Praça Eduardo Angelim (Sacramenta), D. Alberto Gaudêncio Ramos (Marambaia) Praça Brasil (Umarizal): Praça Eduardo Angelim, Senador Lemos, Pedro Álvares Cabral, Tavares Bastos, Rodolfo Chermont, Pedro Álvares Cabral, D. Pedro I e Praça Brasil.

Dia 03 (domingo) | A partir das 9h30
Porto Futuro, Ver-o-Peso, Catedral da Sé, Portal da Amazônia, Praça Batista Campos, Praça da República: Dr. Assis, Bernardo Sayão, Rua do Arsenal, Portal da Amazônia, Bernardo Sayão, Tamoios, Praça B. Campos, Serzedelo Correa, Pariquis, Padre Eutíquio, Gama Abreu, Assis de Vasconcelos, Osvaldo Cruz, Presidente Vargas, Nazaré.

Dia 04 (segunda) | A partir das 19h
Marco, Fátima e Pedreira: Pedro Miranda, Lomas Valentinas, Rômulo Maiorana, Dr. Freitas, Duque de Caxias, Antônio Barreto, 03 de Maio e Marquês de Herval.

Dia 05 (terça) | A partir das 18h15
João Paulo II, Perimetral, Terra Firme (Praça São Domingos), Canudos e Guamá: Lomas Valentinas, João Paulo II, Av. Ceará, Primeira de Queluz, Cipriano Santos, Segunda de Queluz, Francisco Monteiro, João Paulo II, Mauriti, Perimetral, São Domingos, Celso Malcher, Conselheiro, Castelo Branco, Mundurucus, Barão de Mamoré, Paz de Souza, José Bonifácio, Barão de Igarapé-Miri, Augusto Corrêa,  Bernardo Sayão e José Bonifácio.

Dia 06 (quarta) | A partir das 18h30
Tapanã e Benguí: Dr. Freitas, Almirante Barroso, Augusto Montenegro, Rodovia do Tapanã até a Arthur Bernardes, Rua Bruno Sechi, Estrada do Bengui, Av. Centenário.

Dia 07 (quinta) | A partir das 19h
Telégrafo, Vila da Barca e Cremação: Pedro Álvares Cabral, Coronel Luiz Bentes, Nelson Ribeiro, Praiana, Praça da Vila Da Barca, Nelson Ribeiro, Djalma Dutra, Senador Lemos, Rosa Moreira, Frederico Sappp, Coronel Luiz Bentes, Curuçá, Generalíssimo Deorodo, Alcindo Cacela, Fernando Guilhon, Bernardo Sayão, Alcindo Cacela, Passagem 21 de Abril e 9 de Janeiro.

Dia 08 (sexta) | A partir das 18h30
Doca, Porto Futuro, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Batista Campos e Praça Santuário de Nazaré: Doca de Souza Franco, Porto Futuro, Estação das Docas e Ver-o-Peso, Rua 16 de novembro, Roberto Camelier, Tamoios, Serzedelo Corrêa, Pariquis, Padre Eutíquio, Gama Abreu, Av. Nazaré e Santuário de Nazaré.

Dia 09 (sábado) | A partir das 18h30
Porto Futuro, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Portal da Amazônia e Praça Santuário de Nazaré: Doca de Souza Franco, Porto Futuro, Estação das Docas e Ver-o-Peso, Dr. Assis, Rua Do Arsenal, Portal da Amazônia, Bernardo Sayão, Tamandaré, Assis de Vasconcelos, Osvaldo Cruz, Presidente Vargas, Nazaré e Av. Magalhães Barata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *