Rádio Margarida participará da Grande Coleta de Emaús 2021

No próximo dia 26 de setembro, domingo, o Movimento República de Emaús realizará a sua 48ª Grande Coleta, uma ação de arrecadação de diversos tipos de doações feitas pela população de Belém que ajudam a manter as ações sociais da instituição. Pela segunda vez, a sede da Rádio Margarida será um dos postos da coleta, que desde 2020 está com a programação adaptada para o formato drive thru em virtude da pandemia.


Veja também:

Rádio Margarida participa da Grande Coleta de Emaús 2020


Segundo José Arnaud, arte-educador e um dos coordenadores da Rádio Margarida, a parceria da ONG com o Movimento de Emaús é uma forma de unir e fortalecer as duas organizações que lutam pela mesma causa. “Somos entidades irmãs, a história das duas instituições se cruzam em vários momentos de nossa história. Além, é claro, de que temos ideais de sociedade similares: acreditamos em um mundo melhor para crianças e adolescentes”, explica o coordenador, que lembra ainda que o ônibus Margaridinha, antes de pertencer à Rádio Margarida, já foi da República de Emaús.

Os objetos doados, como eletrodomésticos, móveis e roupas, são consertados pelos jovens do Movimento de Emaús, que aprendem profissões como marcenaria, estofamento, eletrônica e outros, e posteriormente são vendidos a preços acessíveis para a população. Toda a renda arrecadada com as vendas ajuda a manter as ações da instituição.

Voluntários na Coleta de 2020

Tradicionalmente, os voluntários da instituição percorrem as ruas de Belém em caminhões recolhendo objetos disponibilizados pela população. Mas pela segunda vez, a arrecadação será feita em postos fixos. Segundo Adriano Soares, coordenador da Grande Coleta, esse formato superou as expectativas da organização. “A sociedade respondeu positivamente, doando nos postos de arrecadação no ano passado e neste ano queremos receber 5 mil objetos”, comenta Adriano.

Em 2021, serão quatro pontos de coleta:

Segundo Adriano Soares, a escolha dos pontos de coleta levou em consideração o número de doações realizadas nos bairros em que ficam localizados. “Pedreira, Umarizal e Nazaré concentram uma demanda muito grande de doação”, explica o coordenador.

Na Rádio Margarida, as pessoas poderão entregar suas doações em meio às palhaçadas dos nossos arte-educadores parceiros. Outras pessoas da equipe da ONG também estarão recebendo as doações e orientando para que não haja problema no trânsito. Os voluntários da República de Emaús também estarão presentes, ajudando e informando mais sobre a campanha.

Em 2020, os palhaços da Rádio Margarida estavam na sede da ONG recebendo os materiais doados pela população.

 

Direito à vida, democracia e educação são temas trazidos para reflexão

O trabalho do Movimento de Emaús é perpassado não só pela formação profissional e técnica de crianças e jovens da periferia de Belém, mas também por uma formação humana, social e cultural. Por isso, a cada ano, a Grande Coleta de Emaús traz um tema para reflexão. Em 2021, a proposta é debater sobre “Direito à vida: democracia e educação, disso não abro mão!”. “Muitos direitos foram negados na pandemia, principalmente o direito à vida e o acesso à educação para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes. A pandemia agravou a situação da população”, comenta Adriano Soares ao falar sobre a escolha do tema.

Integrantes da Rádio Margarida e do Movimento de Emaús recebem os materiais e falam sobre a ação com a população durante a coleta.

Sobre o Movimento de Emaús

O Movimento República de Emaús é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, constituída desde 1970, que há 50 anos luta pela defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região Amazônica.

Em 2021, assim como em 2020, a sede da Rádio Margarida será um dos pontos de arrecadação.

Programe-se

Grande Coleta de Emaús

Data: Dia 26 de setembro (domingo)

Horário: Das 8h às 17h

Confira o que pode e o que não pode ser doado:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *