Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Tucumã-PA

Estamos no Maio Laranja e diversas instituições, o Poder Público e a sociedade em geral realizam ações em todo o país para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Rádio Margarida, através do Método de Educação Popular, também se integra a essa mobilização nacional. Agora em 2021 uma das atividades desenvolvidas é a campanha criada para a Prefeitura de Tucumã-PA, que busca preparar os agentes locais do Sistema de Garantia de Direitos para lidar com essa temática no município.

De acordo com Eugênia Melo, coordenadora de Programas e Projetos da Rádio Margarida, não é a primeira vez que a ONG realiza ações em Tucumã para o 18 de Maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Já fizemos duas campanhas de 18 de maio. Fomos lá com capacitações, fizemos caminhada, espetáculo, formação para o Sistema de Garantia de Direitos. E agora nesse momento a gente volta nessa parceria com Tucumã, até porque é uma nova gestão municipal e muitos atores do Sistema são novatos nessa temática”, explica.

Minicurso realizado na sexta (07), ministrado pela Dra. Milene Veloso e mediado pela pedagoga Ma. Nayara Lima.

Além do minicurso, realizado na sexta-feira (07), a Rádio Margarida ainda está produzindo dois vídeos temáticos, um voltado para crianças e outro para adolescentes, e um e-book. “O e-book é direcionado para o município de Tucumã, e tem como objetivo orientar os educadores, o pessoal da Saúde e da Assistência Social sobre como lidar com essa temática da violência sexual contra crianças e adolescentes”, comenta Eugênia.

 

Educação Popular para alcançar os mais diversos públicos

Uma das marcas da Rádio Margarida é a utilização das linguagens artísticas e dos meios de comunicação para falar de assuntos muitas vezes difícil. É o Método de Educação Popular, próprio da ONG, que busca sensibilizar, agir e incentivar a ação para gerar uma transformação nas realidades trabalhadas. “A gente tem esse diferencial, de trabalhar com as linguagens artísticas e a comunicação. Nós trabalhamos com sentimento, ação e transformação”, explica Eugênia.

O teatro de bonecos é uma das linguagens artísticas utilizadas pela Rádio Margarida.

Um dos vídeos produzidos, por exemplo, foi todo gravado com teatro de bonecos, e fala sobre proteção numa linguagem totalmente voltada para crianças. Já o vídeo voltado para adolescentes busca informar como se prevenir e como denunciar situações de violência sexual, também numa linguagem própria. “Na própria formação do minicurso a gente teve dinâmicas que estão inseridas na nossa metodologia”, comenta a coordenadora.

Bastidores da gravação do vídeo infantil com teatro de bonecos.

O curso foi realizado na sexta (07), e os vídeos serão lançados nesta semana e disparados pelo Whatsapp no município de Tucumã. O e-book, que também será lançado esta semana para os agentes do município, será disponibilizado posteriormente para compra no portal da Rádio Margarida, para ajudar a manter as ações da ONG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *