Rádio Margarida lança como editora livro infantil sobre lenda amazônica do Curupira

No próximo domingo (18), Dia Nacional do Livro Infantil, a Rádio Margarida lançará como editora o livro gibi “O defensor da floresta”, escrita pelo autor paraense, artista, professor e pesquisador José Arnaud. O livro traz como personagem central a lenda amazônica do Curupira, e oferece dinamicidade visual, com texto em prosa e a presença de quadros e balões textuais, próprios da linguagem dos gibis. A transmissão será feita pelo canal da Rádio Margarida no YouTube.

Narrar a história de uma das lendas mais conhecidas da Amazônia é um desafio. No entanto, Arnaud foi buscar na sua infância no vilarejo do Juaba, interior do município paraense de Cametá, a inspiração nos contos da floresta que cresceu ouvindo. “A relevância de um autor amazônida recontar a lenda do Curupira é a chance de inserirmos elementos genuinamente típicos de nossa região, seja na linguagem e caracterização dos personagens, mas principalmente nas referências visuais da cultura e biodiversidade local”, explica.

Segundo o autor, o livro gibi é voltado para crianças de 3 a 8 anos, mas a família inteira vai se envolver com a história e se conectar com os personagens que exaltam a cultura amazônica por meio de elementos, costumes, forma de falar e animais típicos da região. Quem quiser, também poderá adquirir um pôster do Curupira e o livro de atividades “Lendas Amazônicas”, que apresenta para a criançada outras mitologias da nossa região: Vitória Régia, Iara, Cobra Grande, Boto e Matinta Pereira. A pretensão do autor é em breve produzir novos livros gibi sobre essas outras lendas amazônicas.

Lançamento – Uma live vai marcar o lançamento oficial do livro no dia 18/04 (domingo). Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a live contará com a participação de convidados especiais, apresentação de esquete teatral e um bate papo sobre a importância da literatura infantil.

Realização – O livro é fruto de um projeto que foi selecionado pelo Edital de Livro e Leitura, da Lei Aldir Blanc Pará, promovido pela Secretaria de Cultura do Pará (Secult/PA) com recursos provenientes da lei federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020. A editora é a Rádio Margarida, que já possui outros livros publicados, mas que agora toma a iniciativa de publicar autores paraenses, sendo esse seu primeiro livro infantil. A organização atua há 30 anos na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em contrapartida pela realização da obra, o autor irá distribuir exemplares gratuitos do livro para algumas bibliotecas comunitárias da capital e interior do Estado do Pará.

Sobre o autor – José Arnaud é artista, professor, pesquisador. Mestre em Artes pela UDESC/UFPA. Vinte anos de experiência na área teatral como ator, clown, bonequeiro, diretor e professor. Atualmente é diretor de criação na Rádio Margarida e também é servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Belém – SEMEC, atuando como técnico pedagógico e professor formador na equipe de Educação Infantil.

José Arnaud, autor do livro gibi, é também diretor de criação Rádio Margarida

 

Um diferencial na produção do livro é que foi todo impresso em papel reciclato, ou seja, feito com 75% de material reciclado, minimizando os impactos ao meio ambiente. As ilustrações são assinadas pelos artistas gráficos Gizandro Santos e Andy Brito.

Para assistir a programação, acesse o YouTube da Rádio Margarida aqui.

Como adquirir – As vendas físicas serão realizadas nas livrarias FOX, na Banca do Alvino ou diretamente com o autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *