Confira 5 conteúdos para refletir sobre os direitos das mulheres com crianças e adolescentes

No Dia Internacional da Mulher, separamos cinco propostas de conteúdos para incentivar a reflexão entre meninas e meninos sobre os direitos e o protagonismo das mulheres, mas também sobre as desigualdades, o machismo e os preconceitos que ainda existem na sociedade. Um dos conteúdos é um plano de aula, para os professores e professoras não deixarem de aproveitar o mês da mulher para incentivar o debate entre os estudantes. Confira:

Mulheres revolucionárias (Quintal da Cultura)

O vídeo conta de forma lúdica a história de Margaret Hamilton (cientista da computação e engenheira de software), que teve participação fundamental no planejamento da primeira viagem à lua: ela desenvolveu o programa de voo usado no projeto da Apollo 11. Além dela, o vídeo conta a história de Antonieta de Barros, professora e primeira deputada estadual negra do Brasil e primeira deputada mulher de Santa Catarina, eleita em 1934. Assista ao vídeo aqui.

 

Estrelas além do tempo

O filme, baseado em histórias reais, mostra a vida e o trabalho de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, cientistas negras que trabalharam na NASA e tiveram papel crucial na conquista espacial nos anos de 1960. Através desse importante acontecimento é possível debater a importância das mulheres negras para a Ciência e seu apagamento dos documentos e registros históricos. Assista ao trailer aqui.

 

“Malala, a menina que queria ir para a escola” (de Adriana Carranca)

O livro conta a história real de Malala Yousafzai, que quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no Paquistão, cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando.

 

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes

Um podcast de “contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram”. Baseado no livro escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, traz histórias de mulheres inspiradoras para meninos, meninas e adultos. Cada episódio é narrado por uma mulher diferente. Frida Kahlo e Madame C. J. Walker são algumas das personagens reais das histórias narradas. Os episódios estão disponíveis no site da B9 (acesse aqui) e nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Pocket Podcasts.

 

As conquistas das mulheres: do voto ao futebol

Disponível gratuitamente no site da Nova Escola, o plano é voltado para turmas do 5º ano e tem como objetivo analisar como as mulheres conquistaram espaços na sociedade e em profissões antes tidas como masculinas. A proposta traz referências bibliográficas, dados relacionados às desigualdades na política e no mercado de trabalho e ainda tem uma adaptação para trabalhar o assunto de forma remota entre os alunos. Acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *