Campanha de vacinação será prorrogada no Pará até 30 de novembro

O Governo do Pará divulgou na tarde desta quinta (28) que a vacinação contra poliomielite deve se estender no estado até 30 de novembro. A prorrogação se deve à baixa procura da população, o que levou a uma cobertura vacinal de apenas 24,8% das crianças de 1 a menores de 5 anos, público-alvo da vacina contra a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil)

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Estado, o município paraense com a maior cobertura vacinal é Santarém Novo, com 81,95%, e o que apresenta menor índice é Breves, no Marajó, com apenas 4,4%. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo e para isso devem ser ampliadas as bancadas de vacinação e os horários de atendimento.

Inicialmente, a campanha de vacinação iria até 30 de outubro: tanto para imunizar crianças contra a poliomielite como para atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Campanhas prorrogadas

O Estado também vai prorrogar, até o dia 30 de novembro, a vacinação indiscriminada para pessoas entre 20 e 49 anos contra sarampo. A meta é vacinar 3.485.894 pessoas, mas até o momento foram vacinadas apenas 24% deste total.

Outras vacinas

A coordenadora estadual de imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Jaíra Ataíde, informou no site Agência Pará que as vacinas estão sempre disponíveis ao longo do ano nas Unidades Básicas de Saúde, mas esses momentos de campanha são uma oportunidade de resgatar as doses que deixaram de ser feitas no tempo devido. “Conservar a carteira de vacinação é fundamental para a saúde de crianças, jovens e adultos, pois é nela que estão registradas todas as doses tomadas ao longo da vida”, disse ao site.

Confira a seguir a lista de vacinas de crianças e adolescentes*

O calendário de vacinação da criança até 10 anos de idade inclui 14 vacinas:
1 – BCG
2 – Hepatite B
3 – Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite)
4 – Polio inativada
5 – Polio oral
6 – Rotavírus
7 – Pneumo 10
8 – Meningo C
9 – Febre Amarela
10 – Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
11 – Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
12 – DTP (tríplice bacteriana)
13 – Hepatite A
14 – Varicela

Já no calendário do adolescente, além de doses de reforço das vacinas feitas na infância, estão disponíveis as vacinas contra:
1 – Hepatite B
2 – Febre Amarela
3 – Tríplice viral
4 – Difteria e tétano adulto (DTPa)
5 – Meningocócica ACWY
6 – HPV quadrivalente
7 – Varicela

 

*Fonte: Sespa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *