Rádio Margarida leva música e teatro ambulante para o Círio 2020

A partir desta sexta (09) até a próxima segunda (12), as ruas, praças e pontos turísticos de Belém ganharão mais cor, luz e arte em homenagem à Senhora de Nazaré e ao seu Círio. O projeto Ave Maria, realizado pela Rádio Margarida com o apoio da Secretaria de Turismo – Setur e da Secretaria de Cultura – Secult, levará música, teatro e poesia para a cidade de forma itinerante, dentro do nosso tradicional ônibus “Margaridinha”, veículo histórico e um patrimônio cultural da cidade.

Ação realizada no Círio de 2006

Para Osmar Pancera, fundador e um dos coordenadores da Rádio Margarida, a proposta do Ave Maria é homenagear Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, e a manifestação religiosa e cultural que é o Círio. “O Círio é a maior e mais bonita festividade do paraense e do belemense. A população pode esperar uma programação de amor e louvor trazendo o Círio neste ano para mais próximo das pessoas”.

Ação realizada no Círio de 2006

O ônibus Margarida estará todo iluminado e adornado com berlinda e anjos para levar música e teatro ambulante para as ruas de Belém, inclusive em bairros da periferia e diversas praças da cidade, com artistas vestidos de anjos, romeiros e promesseiros. Para o Secretário de Estado de Turismo, André Dias, será uma maneira de levar alegria para os devotos que neste ano não terão as procissões, mas terão uma programação diferenciada. “Este é um Círio diferente, em que apesar de não haver as procissões tradicionais, as pessoas vão para a rua, vão procurar programações culturais, religiosas. E a Rádio Margarida com certeza vai levar felicidade, alegria para todos esses turistas e paraenses que vão estar nesse clima diferente que é o Círio”, comenta o secretário.

 

Margaridinha

O ônibus Margarida (também conhecido como “Margaridinha”) já é considerado um símbolo emblemático e um patrimônio da cidade de Belém. O veículo remonta à 2ª Guerra Mundial e fazia parte de uma frota doada pelo exército suíço para instituições religiosas. Ele pertencia à República do Pequeno Vendedor (que deu origem ao Movimento de Emaús) e serviu, durante anos, como meio de transporte a muitos meninos e meninas em situação de rua.

Ônibus Margarida

 

Adquirido posteriormente pela Rádio Margarida em 1991, o ônibus levou desde então arte, cultura, informação e educação para a capital e o interior do Estado, sempre ajudando na promoção dos direitos de crianças e adolescentes e na defesa do meio ambiente, que são as frentes de atuação da ONG.

Segundo Osmar Pancera, o ônibus estava parado há mais de cinco anos por problemas técnicos e falta de recursos para o seu restauro. Mas esta programação do Círio marca também o retorno do Margarida para as ruas da cidade.

 

Programação

– Dia 09 (sexta-feira) – Início às 19h
Praça Santuário de Nazaré, Parque da Residência, Almirante Barroso, João Paulo II, Porto Futuro, Estação das Docas e Ver-o-Peso.

– Dia 10 (sábado) – Início às 19h
Praça Eduardo Angelim (Sacramenta), Praça D. Alberto Gaudêncio Ramos (Marambaia), Praça Brasil (Umarizal), Porto Futuro, Estação das Docas, Ver-o-Peso e Praça da República.

– Dia 11 (Domingo) – Início às 19h
Porto Futuro, Estação das Docas, Ver-o-Peso, Igreja da Sé, Mangal das Garças, Portal da Amazônia, Praça Batista Campos, Cremação, Guamá e Pedreira.

– Dia 12 (Segunda-feira) – Início às 17h
Porto Futuro, Ver-o-Peso, Igreja da Sé, Portal da Amazônia, Praça Batista Campos, Praça da República e Doca.

1 comentário em “Rádio Margarida leva música e teatro ambulante para o Círio 2020”

  1. Inicia winholth

    E um trabalho de referência que merece todo apoio e respeito com seriedade semeando alegria. Grande parceiro na defesa dos Direitos. Parabéns e feliz Círio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *