Rádio Margarida participa de ação sobre educação no trânsito

A Rádio Margarida participa desde o último final de semana de uma ação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) sobre educação no trânsito. A ação aconteceu no Parque Urbano Belém Porto Futuro, na Praça da República e segue até amanhã nos bairros da Terra Firme, Guamá e Jurunas, em Belém, e conta com a participação dos nossos palhaços parceiros com o nosso já conhecido Método de Educação Popular.

A programação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 e vai até amanhã (25) e que tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Nossos arte-educadores trabalham a conscientização da população, abordando de forma lúdica assuntos de relevância para a segurança no trânsito, como o consumo de álcool, uso do celular ao volante, uso do cinto de segurança, da cadeirinha, atenção na via e uso do capacete.

 

Leny Monteiro é uma das arte-educadoras que participou da ação no Guamá. “Iniciamos nossa ação interagindo com os transeuntes e trabalhadores da rua Barão de Igarapé Miri. Escutamos muitos relatos de imprudências, e também percebemos pelos discursos das pessoas que o trabalho de educação é muito necessário nas imediações. Utilizamos novamente a técnica de cartão vermelho e verde, o que rendeu bastante fazendo a interação ficar bem dinâmica”, relatou.

 

Gilson Araújo conta que o retorno da população tem sido muito positivo. “A interatividade, a resposta imediata que nós ganhamos também dos motociclistas, dos motoristas de ônibus e de van, enfim, de uma forma geral, foi muito bacana”. Ele conta que em uma das dinâmicas, em que utilizavam cartão vermelho e cartão verde, as pessoas participaram ativamente. “Tinha gente que quando vinha sem o capacete, parava diante do nosso cartão vermelho, tirava o capacete de dentro da moto, colocava na cabeça e ganhava o cartão verde. A mesma coisa aconteceu com as pessoas que estavam sem o cinto de segurança”, relata o arte-educador.

Saiba mais na matérias da Agência Pará:

Detran educa para o trânsito com abordagem lúdica na Praça da República

Ação de educação no trânsito movimenta Parque Urbano Belém Porto Futuro

Guamá, Terra Firme e Jurunas recebem ações lúdicas de educação para o trânsito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *