Movimento de Emaús celebra seus 50 anos com Grande Coleta adaptada à pandemia

Informações e imagens: Divulgação

O Movimento de Emaús, ONG que atua diretamente na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em Belém, realizará neste mês de setembro a sua 47º Grande Coleta de Emaús. A ação acontece todos os anos, quando voluntários, principalmente jovens, percorrem em caminhões as ruas de Belém recolhendo objetos disponibilizados pela população. Os objetos doados, como eletrodomésticos e móveis, são consertados pelos jovens do Movimento, que aprendem profissões como marcenaria, estofamento, eletrônica e outros, e posteriormente são vendidos a preços acessíveis para a população. Toda a renda arrecadada com as vendas ajuda a manter as ações da ONG.

Em 2020, a programação será toda adaptada devido à pandemia. Com o tema “Emaús 50 anos: Nenhum Direito a menos”, a ação da coleta ocorrerá em mais de um dia, não haverá os caminhões nas ruas (os doadores precisarão levar as doações até os locais de coleta) e haverá programação online também. “Geralmente a organização começa em março, com o contato de vários parceiros. Mas com a pandemia tudo fechou, desestruturou todos nós. E não dá para fazer como sempre fizemos, porque reúne muita gente, em uma dinâmica que não é apropriada para o cenário de pandemia”, conta um dos diretores do Movimento de Emaús, Zé Maria.

Com as adaptações necessárias, a sede do Movimento estará de portas abertas com um grupo reduzido de voluntários, que receberão a população e suas doações em cinco dias distribuídos ao longo do mês de setembro. Pontos de coleta também receberão doações no dia 27 de setembro (domingo), último dia da Grande Coleta. Um desses pontos é a Rádio Margarida, que estará recebendo os doadores com música e a alegria dos nossos palhaços parceiros.

Movimento de Emaús precisa da sua colaboração

 

Parcerias e homenagens

A Grande Coleta de Emaús movimenta dezenas de pessoas, por uma solidariedade que transforma. Mas como também lembra um dos diretores do Movimento, Zé Maria, o momento marca a defesa e luta por uma sociedade melhor para crianças e adolescentes. “A ideia é, em primeiro lugar, falarmos com a sociedade com base em um tema, que fala de uma fragilidade social. Fazemos seminário, a carta onde levamos a nossa mensagem. E em contrapartida, pedimos o gesto concreto das pessoas a partir das doações, uma forma da sociedade manifestar seu apoio ao Emaús”, destaca o diretor.

Um evento que define esse momento será a programação organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no próximo dia 24 de setembro, em um dia inteiro com palestras e seminários. O momento irá abordar temas relacionados aos direitos de crianças e adolescentes, o papel do Movimento na sua luta histórica pelos direitos humanos, e homenagens ao Padre Bruno Sechi, fundador do movimento, morto vítima da COVID-19 no último mês de junho.

Confira entrevista com Padre Bruno para o programa “É sério Isso?!”:

O que doar

A Grande Coleta não aceita qualquer objeto como doação. As sugestões são artigos de cama, mesa e banho, roupas, móveis, louças, eletrodomésticos, eletrônicos e brinquedos. Não serão recebidos fitas VHS, pilhas, baterias, sofás sem condições de uso, vidros, ou qualquer outro material poluente.

O Movimento de Emaús também precisa muito de ajuda em dinheiro para manter as atividades da ONG sobretudo neste período de pandemia. Podem ser feitas doações de qualquer valor. Abaixo divulgamos os dados bancários e contatos para doações.

Serviço

  • Grande Coleta de Emaús 2020: “EMAÚS 50 ANOS – Nenhum Direito a Menos”
    – Data: Dias 12, 13, 19 e 20 de setembro, sempre das 8h às 13h.
    – Local: Movimento de Emaús, na Avenida Padre Bruno Secci, 17.
  • Dia D da Grande Coleta
    – Data: 27 de setembro
    – Locais:
    * Movimento de Emaús, na Avenida Padre Bruno Sechi, 17 – Benguí |  Das 8h às 17h.
    * Rádio Margarida – Av. Gov. José Malcher, 189 – Nazaré | Das 9h às 16h.
  • Seminário “Emaús 50 anos – Nenhum direito a menos”
    – Data: 24 de setembro, das 9h às 19h
    – Pelo canal do Movimento de Emaús no YouTube e página no Facebook.
  • Doações para o Sócio Solidário
    Movimento República de Emaús
    Banco do Brasil:
    Agência: 1686-1 | Conta Corrente: 735789-3
    CNPJ: 63.887.558/0001-50
  • Contatos para mais doações:
    98938-3797 | E-mail: prossol@movimentodeemaus.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *