Alimentação saudável para crianças: dicas e receitas acessíveis

Para alguns pais, a hora de dar comida às crianças pode ser um pouco difícil quando enfrentam relutância por parte delas para comer. Para outros, pode ser mais fácil e satisfatório, quando os filhos comem bastante. Mas será que comer bastante é o suficiente para estar bem alimentado? A alimentação saudável vai além de quantidade: o fator mais importante é a qualidade. Mas como mudar os hábitos alimentares daqueles que comem pouco e daqueles que comem muito, mas apenas alimentos ricos em gordura e açúcar?

Confira nossa Radionovela Cuida do comer, que trata sobre
saúde alimentar e os riscos da obesidade infantil.

A nutricionista Kelini Lemos dá algumas orientações importantes para lidar com as crianças em relação à comida, levando em consideração os alimentos acessíveis financeiramente, de fácil preparo e cheios de sabor. “A alimentação saudável para as crianças é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento adequado”, afirma a nutricionista. Confira: 

  • O momento da alimentação precisa ser agradável, tranquilo e divertido. Criando uma relação positiva com a comida.
  •  Alimentações coloridas são sempre nutritivas. Explorar a variedade de frutas, tubérculos (como a cenoura, a batata e a beterraba), leguminosas, hortaliças e vegetais de nosso país trará cores e sabores para essa refeição.
  • Apresentação atrativa. A criança começa sua refeição pelos olhos. Mudar o formato dos alimentos oferecidos, como em cubos, colocando uma carinha feito com alimentos, transformar um simples prato de arroz e feijão em um vulcão, ou a salada em um simpático rosto. Utilizar a criatividade para atrair a atenção da criança para aquele alimento sempre é uma ótima alternativa. 
  • Utilizar alimentos regionais e da estação torna o prato financeiramente mais acessível e valoriza as delícias da sua região.
  • Incluir as crianças no preparo das refeições despertam maior interesse nos alimentos, além de promover boas memórias.

Confira esta edição do Programa Conectados sobre alimentação saudável, da Rádio Margarida, produzida entre os anos de 2013 e 2015:

Kelini trabalha com nutrição infantil e possui um perfil no Instagram chamado Santo Snack Saudável (@santosnacksaudavel), no qual divulga seu trabalho e dá outras dicas sobre alimentação para crianças.

Além das sugestões para ajudar a inserir alimentos mais saudáveis e acessíveis nas refeições, a nutricionista também indicou algumas receitas simples e saborosas para o lanche das crianças. Confira:

 

  •  Bolinho de arroz e feijão  

Ingredientes:
– Arroz e feijão cozidos
– Azeite 

Modo de preparo: Cozinhe arroz e o feijão com os temperos de preferência. Junte uma colher de sopa de arroz e uma de feijão sem o caldo, amasse levemente e faça uma bolinha. Em seguida, unte uma forma com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 5 a 10 minutos.

 

  •  Sorvete de manga

Ingredientes:
– 1 manga média fatiada em cubos
– 1 banana fatiada
– 3 colheres de sopa de leite

Modo de preparo: Congele a manga em cubos e a banana fatiada. Bata a manga, a banana e o leite ou bebida vegetal em um liquidificador ou mixer até ficar homogêneo. Coloque em potinhos e leve ao freezer. 

 

  • Espetinho de Fruta

Ingredientes:
– Melancia
– Uva
– Manga
– Palitos

Modo de preparo: Lave bem todas as frutas. Descasque a manga e corte em pedacinhos. Utilize um pegador de sorvete para fazer bolinhas com a melancia. Coloque tudo nos palitinhos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *