Professores: planos de aula sobre educação midiática para jovens

O programa Educa Mídia, do Instituto Palavra Aberta, disponibiliza em seu site uma série de planos de aula sobre educação midiática. O programa tem como objetivo auxiliar professores, organizações de ensino e sociedade a entenderem mais o universo das mídias. Os planos de aula trazem propostas de como trabalhar diferentes temas com os estudantes, como fake news, interpretação de imagens e o uso da Wikipédia. Além de um roteiro, cada proposta tem também materiais que podem ser utilizados pelos professores, como os slides da aula. Confira:

 

Plano de aula “O universo da informação”

Objetivo: Desenvolver atitude reflexiva e ativa diante da informação de modo a diferenciar os tipos de conteúdo a que estamos expostos. Identificar notícia, sátira, opinião, publicidade (ou conteúdo patrocinado), propaganda e outros e compreender a “intenção” de cada formato com o público. Acesse aqui.

 

Plano de aula “Leitura de imagens”

Objetivos: Evidenciar as imagens como textos que fornecem informações e possibilidades interpretativas. Desenvolver o ato da leitura de imagens e refletir sobre as mudanças interpretativas partindo de cada indivíduo e da quantidade de informações disponíveis sobre a imagem em questão. Analisando ilustrações feitas a partir de manchetes, iremos entender como nossas experiências prévias e preconceitos impactam nossa leitura. Observar se imagens podem ser intencionalmente criadas para nos levar a pensar de uma determinada forma. Acesse aqui.

 

Plano de aula “Não caia em fake news”

Objetivos: O termo “fake news” é muito utilizado, porém pouco estudado. Esta aula leva o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Queremos estimular a prática habitual da leitura cuidadosa e reflexiva, e o hábito de “interrogar” a informação ao invés de simplesmente consumi-la, avaliando seu propósito e qualidade e utilizando mecanismos básicos de checagem. Também levamos o aluno a refletir sobre o seu papel no combate à desinformação. Acesse aqui

 

Plano de aula “Desvendando a Wikipédia”

Objetivos: Avaliar a Wikipedia, oferecendo mecanismos de investigação para que eles entendam como se estrutura esta fonte de consulta. Compreender o conceito de diligência digital. Acesse aqui.

 

Plano de aula “Criar para aprender”

Objetivos: O aprendizado mais consistente é aquele desenvolvido através de experiências ativas de criação. Neste projeto, os alunos irão criar uma peça de mídia que atenda as expectativas de aprendizagem do currículo escolar, fundamentada em escolhas técnicas e criativas intencionais. Os alunos irão aprender a estruturar um processo de investigação através de pergunta disparadora, escolher fontes confiáveis, desenvolver uma narrativa clara e fundamentada em evidências, e dar a ela uma expressão audiovisual. Durante o processo, irão aprender a fazer buscas, avaliar fontes, pensar criticamente sobre mídia e exercitar o trabalho em colaboração. Acesse aqui.

 

Plano de aula “Números que contam histórias”

Objetivos: Demonstrar que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo e em diversos veículos e que estes dados em forma de imagem servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. Analisando gráficos de diversos veículos, iremos perceber que para compreendê-los precisamos de uma observação cuidadosa e crítica e um protocolo simples podem auxiliar nessa missão. Acesse aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *