Conheça os novos Conselheiros Tutelares de Belém (2020-2023)

No último dia 10 de janeiro, os novos conselheiros tutelares de Belém tomaram posse de seus cargos. Foram eleitos 40 conselheiros titulares e 40 suplentes, num pleito que contou com 377 candidatos na disputa e 74.734 pessoas votantes, segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDAC).

Em 2016, o número de candidatos foi de 182. Segundo Murilo Monteiro, Presidente do COMDAC, esse aumento no número de candidatos a conselheiros tutelares e também na participação da sociedade deve-se ao maior engajamento dos candidatos. “Houve um aumento da quantidade, pois cada candidato fez aquele trabalho de corpo a corpo e motivou a população, uma vez que a eleição não é obrigatória. A própria mobilização e necessidade das pessoas estarem mais presentes e a maior divulgação também são outros fatores”, afirmou o presidente, que acredita que essa maior participação dos dois lados também se deve ao momento político pelo qual o país passa. 

Confira a lista com os 40 novos conselheiros tutelares:

 

Você sabia? Cada um dos oito conselhos dos distritos de Belém atende a bairros específicos. Veja abaixo a lista de quais conselhos e bairros são atendidos*:

– Conselho Tutelar de Belém (DABEL)
Endereço: Travessa Rui Barbosa, n° 2027.
Bairros de atuação: Batista Campos, Campina, parte de Canudos, Cidade Velha, parte da Cremação, parte do Guamá, parte do Jurunas, parte do Marco, Nazaré, Reduto, parte de São Brás, Umarizal.
Contato: 3219-8210

– Conselho Tutelar do Benguí (DABEN)
Endereço: Conjunto Catalina, Avenida Major Aviador Seda, n°72.
Bairros de atuação: Benguí, Cabanagem, Coqueiro, parte do Mangueirão, Parque Verde, Pratinha, São Clemente, Tapanã, UNA.
Contato: 98430-9338

– Conselho Tutelar de Mosqueiro (DAMOS)
Atendimento 24 horas
Endereço: Avenida 16 de Novembro, n° 1000 – Farol/Mosqueiro.
Ilhas onde atua: São Pedro, Maracujá, Pombas, Papagaio, Canuari, Conceição, Maruim I, Maruim II  e mais quatro ilhas sem denominação.
Bairros de atuação: Maracajá, Vila, Mangueiras, Praia Grande, Aeroporto, Farol, Chapéu Virado, Natal do Murubira, Porto Arthur, Murubira, Ariramba, São Francisco, Bonfim, Carananduba, Marahu, Caruara, Paraíso, Sucurijuquara e Baía do Sol.
Contato: 98430-8875

– Conselho Tutelar de Outeiro (DAOUT)
Endereço: Avenida Conceição, n°1593 (em frente à Escola Bosque).
Ilhas onde atua: 25 ilhas de Outeiro (Caratateua): Santa Cruz, Jutuba, Coroinha/Nova, Croinha, Urubuoca/Paquetá-Açu, Cotijuba, Itatuoca, Urubuoca/Papagaios/Jararaca, Barra/Patos/Jararaquinha, Redonda/Jararaca/Longa, Patos/Nova/ Mirim, Cruzador, Fortinho, Fortim/Barra, Cintra/Maracujá, Marineira/Combu, Murutura/Murutucu, Paulo da Cunha/Grande, Poticarvônia/Ilhinha, Negra, Viçosa e outras seis ilhas sem denominação.
Bairros de atuação: Água Boa, Brasília, São João do Outeiro e Itaiteua, Gama e Fidelis.

– Conselho Tutelar da Sacramenta (DASAC)
Endereço: Travessa Lomas Valentina, n°316
Bairros de atuação: Sacramenta, Maracangalha, Miramar, Barreiro, Telegrafo, Pedreira, Fátima e parte dos bairros da Marambaia, Marco, Umarizal e São Brás.
Contato: 3277-4538

– Conselho Tutelar do Entroncamento (DAENT)
Atendimento 24 horas
Endereço: Avenida Tavares Bastos, n°447.
Bairros de atuação: Águas Lindas, Aurá, Castanheira, Curió-Utinga, Guanabara, parte do Mangueirão, Marambaia, Souza, Universitário, Val-de-Cães.
Contatos: 3279-5609/ 98430-3365

– Conselho Tutelar de Icoaraci (DAICO)
Atendimento 24 horas
Endereço: Rua Carneiro da Rocha, n° 110, Cruzeiro/Icoaraci.
Bairros de atuação: Águas Negras, Agulha, Campina de Icoaraci, Cruzeiro, Paracuri, Parque Guajará, Ponta Grossa e Tenoné.
Contato: 3297-7001

– Conselho Tutelar do Guamá (DAGUA)
Atendimento 24 horas
Endereço: Avenida Alcindo Cacela, n° 2699.
Bairros de atuação: Parte da Batista Campos, Canudos, parte da Cidade Velha, Condor, Cremação, parte de Curió-Utinga, Guamá, Jurunas, parte do Marco, Terra Firme, parte de São Brás.

* Fonte: COMDAC. 

 

Conselheiras eleitas falam sobre suas propostas de trabalho

Poliana Lima (Distrito Administrativo do Benguí – DABEN) já trabalha na luta pelos direitos das crianças e adolescestes há seis anos e agora se elegeu como Conselheira Titular. “Na trajetória de lutas pelos direitos das crianças e adolescentes, voltada à educação, ao esporte, à cultura, vemos muitas deficiências. Então, para abrir mais portas, me sugeriram tentar a eleição para o Conselho Tutelar e eu aceitei. A campanha foi tranquila, porque tive o apoio de familiares, amigos, da minha comunidade, da igreja”, contou Poliana.  As principais demandas ouvidas por ela são referentes à questão de vagas em escolas e falta de atendimento médico em posto de saúde voltado para crianças. “No meu bairro, somos praticamente esquecidos pelos órgãos públicos. No Conselho eu vi uma maneira de tentar ajudar minha comunidade. Pretendo investir principalmente na questão da saúde”, afirmou a conselheira.  

Poliana Lima, eleita para o Distrito Administrativo do Benguí – DABEN.

Paula Santana (Distrito Administrativo de Outeiro – DAOUT)  já vem de dois mandatos pelo Conselho Tutelar num período de trabalho de quase 10 anos. Ela conta que o que a motiva a atuar como conselheira é o fato de ser professora há mais de vinte anos e a oportunidade de lutar contra a violação dos direitos na área da educação nas escolas e comunidade. “Eu passei a fazer  projetos sociais voltados para a área da infância com apoio às famílias. Me sinto parte da garantia de direitos, porque continuo nessa atuação, na luta. Inclusiva para garantir o fortalecimento do conselho tutelar através do conhecimento e troca de informações. Atualmente também continuo fazendo trabalho dentro da comunidade com informações sobre exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, tanto nas escolas, quanto com os pais e comunidade em geral, para que as pessoas possam entender que elas têm onde recorrer”, afirmou a conselheira.

Paula Santana, eleita para o Distrito Administrativo de Outeiro – DAOUT.

Ana Claudia Pinheiro (Distrito Administrativo de Icoaraci – DAICO) se elegeu pela primeira vez  e diz que seu principal objetivo é a prevenção da violência contra a criança e o adolescente. “O índice de violência contra crianças e adolescentes é muito alto. São crianças que são abusadas, violentadas e às vezes a família não toma ciência do fato e essa vulnerabilidade à qual elas estão submetidas foi o que me motivou a escolher esse caminho. Eu vi no Conselho Tutelar uma porta para atuar por essa causa”, afirmou a nova conselheira.

Ana Claudia Pinheiro, eleita para o Distrito Administrativo de Icoaraci – DAICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *