Deixe o celular de lado: atividades lúdicas para as férias

Matéria: Camila Leal

Edição: Élida Cristo Miranda

Você já se perguntou quanto tempo seu filho passa na frente do celular e no que isso pode acarretar? Segundo dados da pesquisa da TIC Kids Online, cerca de 86% de jovens na faixa dos 9 aos 17 anos são usuários de internet no Brasil. A pesquisa foi feita em 2018 e abarcou todos os estados do país. Segundo a Kids Online, 80% das crianças assistem a vídeos, programas, filmes ou séries na internet. Destas, 93% tem acessa pelo celular. Isso significa que esses jovens estão passando cada vez mais tempo dentro de casa navegando na internet, sobretudo no período das férias escolares.

Segundo a pesquisa da Academia Americana de Pediatria de 2016,  vários problemas de saúde podem ocorrer entre crianças que utilizam a internet em excesso, como dificuldades para dormir e obesidade. A pesquisa diz que, para crianças entre 2 a 5 anos, deve-se limitar o uso a não mais que uma hora por dia.

Para fugir um pouco do celular e da internet, trouxemos algumas dicas de atividades lúdicas e educativas para fazer nesse período de férias. Confira:

 

  • Dica 1: Brincadeiras entre amigos
    Que tal convidar os amigos do seu filho, que também estão de férias, para ter um momento descontraído com diversas atividades? Com uma bola e um espaço aberto é possível montar um time e jogar queimada, vôlei, futebol ou cinco cortes entre si.

    Foto: Douglas Miguel
  • Dica 2: Jogo de tabuleiro
    Que tal se divertir e ao mesmo tempo ensinar sua criança a respeito da prevenção contra violência sexual infantil? O jogo de tabuleiro “Trilha da Proteção”, feito a partir do livro educativo “Pipo e Fifi”, de Caroline Arcari (ilustração de Isabela Santos), atua como uma ferramenta de proteção para crianças a partir dos 4 anos de idade. O jogo ajuda a criança a pensar e aprender sobre que tipo de toque é inocente e normal e qual não é, a partir de várias perguntas. Na medida que acertam,os jogadores avançam as casas. Confira aqui.
Jogo de Tabuleiro “Trilha da Proteção”
  • Dica 3: Jogo de Xadrez
    O Xadrez é um jogo de estratégia que auxilia no desenvolvimento da criança. Ele a ajuda a desenvolver o raciocínio e concentração, ensina a saber perder, trabalha a paciência, cria maturidade na tomada de decisões e além disso é divertido.

 

  • Dica 4: Artesanato
    Utilize o que você já tem em casa para criar coisas novas. Existem muitas coisas que só precisam ser renovadas: uma garrafa pet para fazer porta canetas, por exemplo. Você só precisa de tintas, tesouras, canetinhas, cola e adereços para reinventar, faça seu(sua) filho(a) utilizar a imaginação. Confira aqui o passo-a-passo. Lembrando que, para utilização da tesoura, é preciso sempre o auxílio de um adulto. 
Reutilizando garrafas pet (Fonte: Revista Crescer).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *