Conteúdo educativo sobre ciência e cultura para crianças e adolescentes

Diante de tanto conteúdo midiático voltado para crianças hoje em dia, fica difícil escolher o que deixá-los ver, ler e consumir. Mas num universo de tantas possibilidades, não podemos abrir mão dos conteúdos educativos. No Dia Nacional da Ciência e da Cultura, separamos alguns produtos como revistas, programas de rádio e TV para ajudar no processo de aprendizagem das crianças. Com esses materiais, elas podem aprender de maneira lúdica a valorizar e entender o universo da ciência e da cultura. Confira: 

Revista Ciência Hoje das Crianças – Criada em 1986, foi a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças. Feita pelo Instituto Ciência Hoje, organização privada sem fins lucrativos voltados à divulgação científica no Brasil, tem como proposta despertar em meninos e meninas o interesse pelo assunto e apresentar a ciência de uma maneira diferente, mostrando que está na vida de todos e pode ser muito divertida. A revista conta com os mascotes dinossauros Rex e Diná que acompanham as crianças no processo das descobertas. Veja aqui a edição Loucos por Ciência que reúne vários artigos com dicas  interessantes voltados para despertar a curiosidade e o interesse das crianças.

Ilustração do artigo “Loucos por Ciência”

A iniciativa virou uma séria audiovisual feita pela TV Castelo Rá Tim Bum, canal de televisão para público infantil, e está disponível no Youtube. Confira um vídeo:

 

Revista Beirinha–  Existe também a revista científica da Universidade Federal do Pará voltada para crianças e adolescentes. De maneira leve conta sobre os projetos e inovações da própria Universidade. Confira aqui as edições.

Edição mais recente do Beirinha.

 

Eureka! – Programa da Rádio Web da Universidade Federal do Pará.  O projeto reúne uma série de programas de áudio voltado para o público infantil e conta sobre assuntos científicos e históricos, de maneira lúdica, com elementos sonoros, entrevistas e reportagens feitas pelas próprias crianças. O projeto foi pensado como recurso didático para educadores de todo país. Além do viés científico, aborda também a questão cultural, com programas que retratam a Amazônia, suas regionalidades e lendas. Confira aqui a lista de episódios.
 


Catalendas – Programa infantil cultural com objetivo de narrar contos fantásticos e populares do folclore brasileiro, narrados por Dona Preguiça e o Macaco Preguinho. O programa é educativo e divertido e ajuda a despertar a imaginação das crianças. Está disponível no Youtube com todos episódios. Abaixo, confira a edição do programa que conta a Lenda do Açaí:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *