Lista de planos de aula com objetivo de debater situação da Amazônia

Mapa divulgado pelo Ministério da Defesa mostra alertas de focos de calor na Amazônia entre 25 e 26 de agosto (Site G1) — Foto: Ministério da Defesa/Divulgação

 

O Portal “Nossa Escola” disponibilizou alguns planos de aula para facilitar o entendimento sobre o que está acontecendo com o maior bioma do Brasil, que atualmente sofre com as queimadas em diferentes estados do país. A situação afeta inclusive territórios indígenas e quilombolas, bem como áreas urbanas. Os planos são voltados para as disciplinas Geografia, História e Ciências para alunos do 4° ao 8° ano. Foram elaborados por autores da “Nossa Escola” para durar uma aula – cerca de 50 minutos. Veja algumas das propostas de plano abaixo:

Confira todos os planos aqui 

Disciplina História

As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno  (4° ano)
O objetivo do plano é demonstrar o passado e o presente e as lentas transformações sociais e culturais para que o aluno identifique as transformações ocorridas ao longo do tempo e possa discutir as atribuições nos modos de vida das pessoas.

Os processos migratórios incentivados pelo Estado e a ocupação da Amazônia (4° ano)
Este plano visa mostrar os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. Para a formação do Brasil, os grupos indígenas, os portugueses e a diáspora forçada dos africanos e as dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 60.

Disciplina Geografia 

Desmatamento da Amazônia  (6° ano)
O objetivo é analisar as razões e algumas consequências do desmatamento da Amazônia, e distintas interações da sociedade com a natureza com base na distribuição dos componentes físico-naturais e as transformações da biodiversidade local e do mundo. 

Queimadas no Cerrado e na Amazônia (6° ano)
Objetiva compreender as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia e distintas interações da sociedade com a natureza com base na distribuição dos componentes físico-naturais e as transformações da biodiversidade local e do mundo. 

O efeito das queimadas para o clima amazônico (6° ano)
Objetiva conhecer as causas naturais da seca na Amazônia e as consequências, vantagens e desvantagens das atividades humanas para o clima local.

Os povos da floresta e a Amazônia Legal (7° ano)
Objetiva conhecer os povos indígenas que vivem no território da Amazônia Legal, a partir de argumentos que reconheçam as territorialidades desses povos como direitos legais dessas comunidades.

Disciplina Ciências 

Bioma Amazônia (7° ano)
O objetivo do plano é identificar fauna, flora e alguns fatores abióticos do bioma Amazônia, caracterizando os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *