RM FAZ AÇÃO DE PREVENÇÃO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE, EM PARAUAPEBAS

Todo mês de maio, a Rádio Margarida realiza campanhas que visam prevenir e contribuir para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos municípios do Pará. Esse mês é fundamental no calendário de ações da infância, pois é marcado pelo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Neste ano, a ação será realizada no município de Parauapebas, sudeste do Pará, iniciando na próxima segunda-feira (13/05), com apresentação teatral nas escolas do município e tendo programação até o dia 20 de maio. A iniciativa está sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura do município de Parauapebas e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Além de apresentações de teatro, a programação, que será em territórios próximos aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Parauapebas, contará com passeata e palestra sobre o tema.

Eugênia Melo, coordenadora de projetos da RM, explica que o objetivo maior é mobilizar a sociedade  do município: estudantes, população, secretarias técnicas da educação, técnicos de assistência e principalmente educadores.  “O abuso sexual, por ser em quatro paredes e executado por um familiar, na maioria das vezes, dificilmente as pessoas sabem pra quem denunciar, com quem se informar. Então, esse é justamente um alerta, trabalhar com a prevenção. E trabalhar fundamentalmente o professor, o educador que é quem passa, muitas das vezes, mais horas com as crianças do que os próprios pais, que trabalham. Dar ferramentas ao professor, para que ele saiba como auxiliar crianças e adolescentes nesse processo”, ressalta.

A programação da rádio contará com três ações em uma semana de atividades: o espetáculo teatral “A vida como ela é” para adolescentes, jovens e adultos, além de oficina e caminhada. Eugênia conta um pouco sobre o espetáculo: “Uma adolescente briga com os pais e vai pra casa do namorado. Só que é uma adolescente de 13 anos que namora um rapaz de 23 anos e isso se configura realmente como abuso, porque não é um namoro consentido. E no processo entra o investigador John John Lee Jones que elucida todo caso e o abusador é preso. Então, aproveitamos esse momento para discutir essas questões com os/as adolescentes”, explica a coordenadora.

atores da RM encenando a peça educativa ‘a vida como ela é’

As oficinas serão voltadas para técnicos de secretaria de assistência. “Nós vamos ter uma palestra com o assistente social e conselheiro dos direitos da criança e do adolescente, David Vieira. Ele vai apresentar pela manhã a temática ‘enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes’ para técnicos das SEMAS e dos demais do sistema de garantia de direito. E, pela tarde, ele vai palestrar sobre ‘O papel do profissional da educação na identificação e encaminhamento de situações de violência sexual contra crianças e adolescentes’  para 250 pessoas dentre professores e técnicos.

Já a caminhada será com carros-som que irão às escolas com cartazes, veiculação de spots da Rádio Margarida sobre violência sexual, oferecendo informações para a população sobre como denunciar, como prevenir.

texto: Camila Leal
edição: Lorena Esteves

Serviços:

Ação de prevenção ao abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente.

  • E.M.E.F Carlos Henrique, 14/05/2019 às 8h
  • E.M.E.F Faruk Salmen, 14/05/2019 às 10h
  • E.M.E.F Cora Coralina, 14/05/2019 às 16h
  • E.M.E.F Alegria do Saber, 15/05/2019 às 15h
  • E.M.E.F Fernando Pessoa, 16/05/2019 às 9h30
  • E.M.E.F Nelson Mandela 16/05/2019 às 11h
  • E.M.E.F Mário Lago 16/05/2019 às 14h
  • Caminhada dia 17/05 às 8h
  • Dúvidas: radiomargarida@radiomargarida.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *