Documentário retrata universo de adolescentes privados de liberdade

000

Será lançado no dia 29 de setembro, às 17 horas, no Cine Líbero Luxardo, o documentário o “O sol não é quadrado”. O documentário é uma realização do Instituto Universidade Popular (Unipop) e aborda  o universo dos adolescentes privados de liberdade no estado do Pará.

Com duração de 15 minutos, o vídeo mostra a realidade atrás das grades vivenciada por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e destaca, em depoimentos de educadores e dos próprios jovens, os conflitos envolvendo a juventude contemporânea e os sonhos que os adolescentes possuem ao conquistarem a liberdade. O documentário aborda, ainda, os retrocessos que podem ser gerados com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

O lançamento será marcado, também, por uma roda de conversa com o Padre Bruno Secchi, do Movimento República de Emaús, logo após a exibição do documentário. O religioso, um dos principais responsáveis no país pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), fará um panorama histórico dos direitos da infância e adolescência no Brasil.

Sob direção conjunta do comunicador popular Harrison Lopes e dos jornalistas Max Costa e Guilherme Urner, o documentário foi produzido a partir da experiência que a Unipop desenvolve desde 2010 nas unidades socioeducativas do Pará, por meio do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Pró-DCA). “O vídeo é uma oportunidade para os adolescentes vocalizarem suas demandas, de apresentarem seus sonhos, de mostrarem o que são e não o que falam sobre eles”, afirma Max Costa.

Waldeir Paiva – Rádio Margarida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *