ONG Rádio Margarida comemora 24 anos de atuação

O Centro Artístico Cultural Belém Amazônia, popularmente conhecido como ONG Rádio Margarida comemora hoje, 20 de julho, 24 anos de história. Fundada em 1991 a Rádio Margarida tem como princípio a defesa dos direitos de meninos e meninas e trabalha com a produção de materiais educativos, bem como espetáculos teatrais, oficinas e capacitações a respeito dessa temática, por meio de projetos como Radionovelas Educativas, patrocinado pela Petrobras, que esteve em funcionamento entre os anos de 2007 e 2013, responsável, por exemplo, pela criação do portal ONG Rádio Margarida, do programa de rádio Estação Direitos, e de materiais como o DVD Super Eca e Seus Clipes Animados que hoje é sucesso entre a meninada.

O primeiro passo da ONG Rádio Margarida teve inicio em 1990 com a pesquisa-ação: “Belém de Nazar-Ert, portal da Amazônia”, que consistiu na análise, experiências e trabalhos realizados com crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco. Um dos símbolos da ONG, o ônibus Margaridinha, comprado em 1991, hoje considerado patrimônio público da cidade, materializou a ideia de transportar educação, alegria, informação, arte e cultura para os cidadãos de Belém e de outros municípios paraenses. Nesses 24 anos de atuação a Rádio Margarida conseguiu o reconhecimento da sociedade por meio da eficiência e importância das atividades desenvolvidas. Os fundadores e hoje coordenadores da ONG, Osmar Pancera, Eugenia Melo e Carmen Rita, aos que mais tarde se juntaram José Arnaud, Adelson Gonzaga, Leny Monteiro, Nayara Chaves, Joana Lima, Cláudia Guedes, Valéria Corôa, Deco Barros, Marcos Correa e Jacaré, muito se orgulham desse reconhecimento, mostrando que sonhar valeu a pena.

Em 2015, a Rádio Margarida desenvolve o projeto Vento Norte, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). A meta desse projeto é a produção de materiais educativos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e a replicação desse material por meio de tecnologias de comunicação para conselhos tutelares e conselhos de direitos de todo o Brasil. Entre os temas abordados estão o enfrentamento da violência sexual e do trabalho infantil, além do direito ao esporte, à educação, dentre outros. Além de conselheiros e instituições que atuam na defesa dos direitos de meninos e meninas, o material também alcançará radialistas, apresentadores de TV, e a sociedade em geral. Além do Vento Norte, a Rádio Margarida executa neste ano o Projeto Comunicação Jovem que leva oficinas de vídeo e áudio para alunos de escolas do bairro da Guanabara, na Região Metropolitana de Belém.

Atualmente a ONG integra o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e em 2015 foi eleita instituição conselheira do Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Pará. Entre as instituições parceiras da Rádio Margarida nesses 24 anos estão: Unicef, República de Emaús, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Estado da Fazenda, Pro Paz, Conselho Nacional dos Direitos da Criança, Rádio Unama, Fundação Paraense de Radiodifusão, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Secretaria Municipal de Educação de Belém, Cine Olympia, Estação Científica Ferreira Penna, dentre outros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *