Rede Escola Cidadã está com inscrições abertas para ciclo de oficinas

A Rede Escola Cidadã realizará no dia 29 de maio o “Ciclo de Oficinas: construindo a paz nas escolas”, no Lar Fabiano de Cristo – Casa de José, no bairro do Guamá, em Belém. O objetivo do evento é fomentar a cultura de paz e dar aos participantes o conhecimento necessário para o combate aos problemas existentes dentro e fora do ambiente escolar. As oficinas, conm inscrições gratuitas, ocorrerão simultaneamente e terão vagas limitadas.

O “Ciclo de Oficinas: construindo a paz nas escolas” terá início às 8h, com uma cerimônia de abertura que inclui apresentações culturais com: o coral da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Dança da Boneca com crianças do Lar Fabiano de Cristo. A partir daí, os participantes se dirigirão às salas onde serão realizadas as oficinas em que se inscreveram.

As oficinas têm inscrição gratuita e vagas limitadas para a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), para o Lar Fabiano de Cristo – Casa de José, Lar de Maria e para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Guamá.

Os temas das oficinas são: Adolescentes em risco: tráfico humano; Identificação e prevenção de drogas; Papel do educador nos vínculos familiares e educativos; Direitos da criança e adolescentes e a educação; Ato infracional e ato indisciplinar; Política de assistência social na escola e condicionalidades; Direitos sexuais de crianças e adolescentes; Atuação cidadã dos alunos na escola; Práticas restaurativas: círculo de diálogo; Protagonismo juvenil e Comunicação Popular. Clique aqui para fazer sua inscrição

Sobre a Rede:

O Projeto – A Rede Escola Cidadã é uma ação interinstitucional e interdisciplinar constituída para fortalecer vínculos familiares e comunitários como mediação básica para construir uma cultura de paz na escola. É desenvolvida pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa) – Unama, sob a responsabilidade dos professores Lúcia Garcia e Cláudio Cruz. A intenção é atuar de forma articulada, evidenciando as potencialidades e serviços das organizações envolvidas com escolas da rede pública de Belém.

Com o apoio do Instituto C&A, a Rede Escola Cidadã conta com a participação da Lar Fabiano de Cristo, Defensoria Pública/NAECA, FIDESA, Fundação Papa João XXIII, Ministério Público – Centro de Atendimento Operacional – IJ, Museu Emílio Goeldi, Polo de Leitura Resistência Guamazônica, Rede Nacional de Jovens Comunicadores, Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretaria Municipal de Educação de Belém, Tribunal de Justiça/CEIJ, Lar de Maria, PRO PAZ, Instituto Universidade Popular, e Universidade da Amazônia – UNAMA, por meio do projeto de extensão Observatório de Violências nas escolas.

O Lar Fabiano de Cristo fica localizado na rua Barão de Igarapé Miri, 527, bairro do Guamá.

Fonte: Sheila Fernandes/Rede Escola Cidadã.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *