Publicado em

Comunicação Jovem visita o projeto Jardim de Oportunidades

O projeto “COMUNICAÇÃO JOVEM”, executado pela ONG Rádio Margarida, visitou o projeto “Jardim de Oportunidades” executado pelo Grupo Espírita Jardim das Oliveiras. As duas iniciativas contam com a realização do Instituto Camargo Corrêa (ICC) e Construtora Camargo Corrêa em decorrência das obras de prolongamento da Avenida João Paulo II.

A visita aconteceu na manhã da última terça-feira, 28 de abril e teve como principal objetivo mostrar aos jovens do Jardim o programa de rádio de 21 minutos, totalmente desenvolvido pelos participantes do Comunicação Jovem, desde a etapa de produção.

Durante a ocasião, também estiveram presentes educadoras do projeto Jardim de Oportunidades, que frisaram a importância de contribuir para que os adolescentes vejam perspectivas de futuro de forma positiva, e que diversas oportunidades podem ser geradas a partir de iniciativas pensadas diretamente para o público jovem.

As peças radiofônicas elaboradas pelos alunos do projeto “Comunicação Jovem”, tratam das temáticas: violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Um assunto de difícil abordagem, mas que, infelizmente ainda é bastante recorrente na sociedade. Através da linguagem radiofônica, com spots, radionovelas, radiojornalismo, os participantes da oficina, desenvolveram habilidade para falar sobre esta questão de diversas maneiras, informando, explicando, tirando dúvidas. Falando de jovem para jovem.

Além da replicação dos conhecimentos adquiridos através da oficina, o momento proporcionou aos estudantes uma importante interação com pessoas que moram na mesma região Guanabara/Castanheira, mas que não se conheciam, e não conheciam a Comunidade Jardim das Oliveiras, já atuante a mais de trinta anos, nestes bairros.

“O Comunicação Jovem tem uma representação ótima na minha vida, porque eu conheci pessoas que eu jamais conheceria se não fosse esse projeto. Fora o grande conhecimento que eu estou adquirindo”, ressalta Adrielle Lins, integrante do Comunicação Jovem.

A visita foi guiada, pela coordenadora pedagógica do espaço, Flávia Raiol. Flávia destaca que os benefícios decorrentes do protagonismo juvenil refletem positivamente em todas as esferas da vida de crianças e adolescentes, porque estão em fase de formação para a vida adulta.

“Ambos projetos contribuem para a valorização do jovem, participação comunitária e garantia de direitos. Todos ganham nesse processo, o jovem, os familiares e a comunidade em geral”.

Flávia afirma ainda a importância do trabalho dos projetos no estímulo aos estudantes.

“O Jardim de Oportunidades vem com a proposta de fortalecer o entendimento de mercado de trabalho e “abre caminhos”. O Comunicação Jovem tem a proposta de valorizar a comunicação, através de assuntos relevantes sobre crianças e adolescentes, principalmente sobre as garantias dos direitos oriundos do ECA, e melhor ainda essa comunicação elaborada, criada e executada pelos próprios jovens, fortalecendo o protagonismo”

Durante toda a visita ao Jardim de Oportunidades, os estudantes se mostraram bastante animados. E prometem retornar ao espaço outras vezes.

“Muito legal! O lugar é lindo e as pessoas foram super receptivas”, acrescentou, Adrielle.

Finalizando o passeio com chave de ouro, os jovens foram convidados à fazer um delicioso lanche, com suco de cupuaçu e bolo, e a conhecer a aula de iniciação musical. O que deixou a todos muito felizes.

Por Karina Lopes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *