Projeto Comunicação Jovem promove seminário de capacitação

O “COMUNICAÇÃO JOVEM”, projeto realizado pela ONG Rádio Margarida em parceria com o Instituto Camargo Corrêa e a Construtora Camargo Corrêa realizou no dia 26 de março, mais uma de suas metas: o I Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que teve como público alvo agentes da rede de garantia de direitos das crianças e adolescentes dos bairros da Guanabara e Castanheira, localizados na Região Metropolitana de Belém.

O evento ocorreu no Auditório 03 da Universidade da Amazônia (UNAMA), Campus da BR e contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar III; CRAS Guanabara; CREAS II; 6° Batalhão da Polícia Militar; Rádio Comunitária Cabana FM; Projeto Criança Grão Pará; Paróquia Cristo Rei; gestores e professores de 12 escolas da Unidade SEDUC (USE 18) e da Rede Municipal de Educação de Belém e Ananindeua; agentes comunitários de saúde; além de representantes do Projeto Jardim das Oportunidades da Associação Espírita Jardim das Oliveiras, que também conta com o apoio do Instituto Camargo Corrêa.

Segundo Nayara Lima, Coordenadora do Projeto Comunicação Jovem, “o evento teve como objetivo capacitar e integrar os agentes sociais para que eles se empoderem cada vez mais de seus papeis no enfrentamento da violência sexual contra meninos e meninas em seus bairros.”

O seminário seguiu com dinâmicas lúdicas baseadas na arte educação, promovendo o debate e a integração entre a Rede de Proteção e Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes e a comunidade local, irradiando assim, a política de prevenção e paz na região, além de esclarecer conceitos como: abuso sexual, exploração sexual e pedofilia.

“Esse evento foi importante porque esclareceu alguns termos que pra mim ainda estavam um pouco embaralhados, com relação aos seus conceitos e significados. Eu confesso que se hoje eu tivesse que abordar uma temática que chegasse numa situação de abuso sexual, no meu ambiente escolar, talvez eu não soubesse lidar. Esse momento me deu mais segurança e subsídios para saber lidar diante de uma situação em que eu precise intervir, aconselhar e orientar o pai, a criança e o adolescente a quem encaminhar em uma situação de risco.” considera Ildelane dos Santos, Professora de Educação Especial da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Atividades do projeto: O Projeto Comunicação Jovem está trabalhando, desde setembro de 2014, com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio “Ramiro Olavo”. Até o momento já foram realizadas oficinas, nas linguagens do teatro e do rádio, com o objetivo de sensibilizar estudantes e toda a comunidade local para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Clique aqui para ver as fotos da capacitação

Por: Karina Lopes e Michelle Fernandes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *