Publicado em

Filme narra chacinas que ocorreram na Região Metropolitana de Belém

O mini documentário “Poderia Ter Sido Você” foi exibido nessa segunda-feira (5), no bairro da Terra Firme, em Belém. O filme retrata as últimas chacinas ocorridas na Região Metropolitana de Belém. O documentário, que possui dez minutos de duração, foi gravado em dois dias, com equipamentos emprestados. O objetivo do filme é sensibilizar a sociedade sobre a violência na capital.

A iniciativa surgiu dos participantes do projeto “Tela Firme”, que mostra a realidade dos moradores do bairro através de vídeos. O documentário teve a participação de 12 atores que residem no bairro. O resultado chamou a atenção e emocionou os parentes das vítimas de uma série de assassinatos que ocorreram em Belém no mês de novembro de 2014, após a morte de um policial militar.

Thainara Campos, prima de Eduardo Chaves, de 16 anos, assassinado na chacina, ficou emocionada ao ver o resultado final do documentário. “Foi muito triste porque eu sinto por todas as famílias daqui, eu sinto porque ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém”, diz.

O filme também emocionou os atores. “Na própria gravação das cenas, a gente pode sentir a emoção, algo que eu não digo que foi o que a própria vítima sentiu, mas uma parte do que ela tenha sentido no momento da atrocidade”, conta o ator.

Casos de homicídio que ocorreram em 2011, como o dos seis adolescentes assassinados em Icoaraci, distrito de Belém e o caso do município de Santa Izabel, no Pará, onde seis integrantes de uma mesma família foram mortos, também estão na produção.

“A importância desse documentário foi estabelecer uma relação de identidade porque é a realidade das pessoas, então, elas se identificam”, explica o coordenador do projeto, Francisco Batista.

Fonte: G1 Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *