Escola de Conselhos promove formações na área da infância e adolescência a partir da próxima semana

Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e outros atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente devem estar atentos para este primeiro mês de 2015. A Escola de Conselhos do Pará, projeto da Universidade Federal do Pará(UFPA), realizará em janeiro, três formações. A primeira será de 12 a 16, das 14h às 18h, e é voltada para aqueles que não puderam participar do Módulo I neste ano em seus municípios polos. O “repeteco” será no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Pará.

Essa formação atenderá a todos os municípios e é a última chance para quem não participou, e fundamental para integralização do curso e recebimento do certificado de aperfeiçoamento. Serão trabalhados assuntos ligados ao “Eixo 1 – Direitos Humanos e a doutrina da proteção integral de crianças e adolescentes: Gênese, Histórico e fundamentos”.

A Escola de Conselhos é um projeto desenvolvido pela UFPA, por meio do ICED, em convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), via Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Também são parceiros da formação, a Secretaria de Estado de Assistência Social, por meio do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Pará.

Há quase quatro anos capacita esse público para a defesa dos direitos de meninos e meninas com o objetivo de tornar os conselheiros e os técnicos cada vez mais conhecedores da legislação e dos procedimentos que devem ser adotados nos casos de violação de direitos do público infanto-juvenil.

Outras formações
Já no período de 20 a 23 de janeiro serão promovidas formações em Belém (Eixo III) e Santarém (Eixo II). Os temas ligados ao Eixo III “Conselhos dos Direitos e Tutelares: o Ético, o Político e o Técnico” tem o objetivo de trabalhar as dimensões éticas, políticas e técnicas da atuação dos conselheiros(as) dos direitos conselheiros(as) tutelares.
Em Santarém, serão ministrados os assuntos relativos ao Eixo II “Estado, Políticas Públicas e Democracia”, com objetivo de apresentar a noção de Estado, Sociedade Civil e Políticas Públicas e qualificara compreensão do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Serviço
Pessoas da área da infância e adolescência, sobretudo Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e outros atores do Sistema de Garantia de Direitos, interessados na formação devem baixar a ficha de inscrição no endereço www.escoladeconselhos.com.br e enviar para o email: escoladeconselhosdopara@gmail.com. Mais informações: (91)3201-8916.

Fonte: Ascom Escola de Conselhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *